Foi inventado em Florença…

Da arte à arquitetura, da literatura à gastronomia, Firenze foi a terra natal de grandes gênios da humanidade e cenário inspirador de grandes invenções. Você sabia que foi inventado em Firenze:


… a língua italiana

Dante Alighieri, poeta, escritor e politico fiorentino que viveu entre 1265 e 1321, é considerado o pai da atual língua italiana. Isto porquê ele foi um dos primeiros a escrever uma obra literária em vulgar, ou seja em vez do consueto latino usou a lingua popular. Sua obra intitulada “Divina Comedia” foi exaltada como grande obra-prima já no seu tempo com grande repercussão por todo o território italiano, levando o modo vulgar fiorentino para os quatro cantos do país. Outros poetas toscanos, como Boccaccio e Petrarca, seguiram o vulgar de Dante com obras de grande fama, contribuindo para a afirmação da lingua.

…a perspectiva

Estranho falar em invenção da perspectiva, mas foi Filippo Brunelleschi, arquiteto renascentista por excelência, o primeiro a desvendar as regras geométricas para a construção de uma perspectiva linear perfeita. Como todo artista, Brunelleschi também tinha o seu “muso inspirador”, o batistério de Firenze, um dos edifícios mais antigos da cidade, foi o primeiro objeto a ser retratado em perfeita perspectiva.

O complicado esquema de espelhos que permitiu a Brunelleschi desenhar o Batistério de Firenze

… o sorvete

Em ocasião da visita da corte espanhola à cidade, o Granduca de Firenze desafiou Bernardo Buontalenti, pintor, escultor, arquiteto e inventor que viveu entre 1531 e 1608, a criar uma sobremesa singular nunca antes provada. Eis que o sorvete foi inventado com uma mistura a base de leite, gema de ovo para amalgamar, mel para adoçar, um pingo de vinho, e uma pitada de sal para resfriar tudo. Ainda hoje o sabor “Buontalenti” pode ser encontrado nas melhores sorveterias da cidade.

… o telefone

Foi Antonio Meucci, fiorentino que viveu entre 1808 e 1889 o inventor do primeiro dispositivo de comunicação à distância. Tudo começou no Teatro della Pergola em Firenze, quando Meucci desenvolveu uma especie de “telefone com fio” usando duas cornetas e um tubo com o qual podia se comunicar do palco ao maquinário há 18 metros de altura. Experimentos seguintes o levaram a em 1850 desenvolver o primeiro aparelho que transmitia a voz humana através da eletricidade que ele batizou de teletrofono.

Teatro della Pergola

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 comentários

  1. Oi, Ilma! Feliz em trazer informação nova! 😉 Baci e obrigada pelo recado! 😉

  2. Oi, Glaucia. É um sabor único…difícil de explicar… muito delicado e neutro. Acompanha bem qualquer outro sabor! 🙂

  3. Verdade, Cris! Esqueci destas duas invenções! Aliás, podemos ver o piano vertical mais antigo hoje conservado no Museu dos Instrumentos Musicais da Galleria della Academia! Obrigada por completar o artigo! Baci! 😉

  4. Belissimo post, parabéns!

    Incluo na sua lista a invençao do piano por Bartolomeo Cristofori na corte do Gran Principe Ferdinando dei Medici e ainda em 1600 a apresentaçao da primeira Opera "Euridice" em ocasiao do matrimonio entre Maria dei Medici com o futuro rei da França Enrico IV

  5. ilmacomentou

    Só sabia da lingua italiana. Muito bom. Por isso sou apaixonada pela cidade. Firenze, uma paixao.

  6. Anônimocomentou

    Com que parece esse sabor buontalenti? Beijo, Glaucia.