Winetour Brunello di Montalcino

O Brunello di Montalcino é um dos vinhos mais famosos da Itália! Produzido na região de Montalcino, província de Siena, desde a segunda metade de 1800, foi o primeiro vinho tinto italiano de alta qualidade e preço a entrar no mercado mundial que até então era monopolizado pelos franceses. 

winetour-brunello-di-montalcino-07

Semana passada e participei de um winetour na zona de Montalcino à convite do nosso novo parceiro de biketour e Fiat500 tour em Florença e Toscana!  Visitamos 2 cantinas de produção familiar, degustamos um delicioso almoço oferecido por um deles e visitamos a cidade de Montalcino. Eu mostrei o passeio ao vivo pelo Snapchat! Foi a primeira vez que usei este novo social network que vicia!!! Convido vocês a me adicionarem (vivatoscana) para viver comigo o dia-a-dia em Florença e nos conhecermos melhor! 😉

winetour-brunello-di-montalcino-01

Nosso ponto de partida foi Florença e como o caminho até chegar em Montalcino é loooongo (tipo 2 horas), fizemos uma parada estratégica em Monteriggioni, uma pequeníssima cidade fortificada entre Florença e Siena que em época medieval servia como fortaleza defensiva na eterna guerra entre as duas cidades.
Piazza Roma, Monterrigioni
Piazza Roma, Monterrigioni

 

Seguimos para a primeira produtora de Brunello, uma empresa pequena de administração familiar. Fomos acolhidos com grande atenção pelo anfitrião Gianluca que nos mostrou cada etapa da produção do seu vinho. A degustação foi acompanhada por um delicioso almoço preparado pelas mãos da nonna Adelma, um menu tradicional: como antepasto, bruschettas, frios e queijos de produção própria, seguido por um prato de massa Picci al ragù. De sobremesa, cantucci e um doce típico deste período do ano: Cenci. O acolhimento da família foi algo inesquecível, nos aguardava uma mesa ao lado da lareira acesa, que em um dia frio como aquele foi realmente o must!!!

winetour-brunello-di-montalcino-04

winetour-brunello-di-montalcino-06
Seguimos em direção à cidade de Montalcino. Neste período infelizmente ela é muito vazia e por isto muitas lojas estavam fechadas. Mas não deixamos de visitar a sua Fortaleza que abriga a mais antiga enoteca pública da Itália, desde 1937, e admirar a linda paisagem do alto dos seus 564 metros de altitude!

montalcino

montalcino-02

A parada seguinte foi numa outra produtora de vinho com instalações mais modernas da primeira. A simpática Senhora Lina e o fiel vira-lata Rubino nos acompanharam pela cantina e degustação. Assim como a primeira produtora, eles produzem o Brunello di Montalcino e o Rosso di Montalcino.

winetour-brunello-di-montalcino-05
winetour-brunello-di-montalcino-03

winetour-brunello-di-montalcino-02

Qual é a diferença entre Brunello e Rosso di Montalcino?

São dois vinhos produzidos com 100% de uva Sangiovesse Grosso cultivadas exclusivamente no território de Montalcino. O Brunello existe desde o fim do século XIX e possui a denominação DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) e passa obrigatoriamente por um processo de envelhecimento de 5 anos. O Rosso di Montalcino começou a ser produzido somente em 1984 com a denominação DOC (Denominação de Origem Controlada). O Brunello é um vinho encorpado, perfeito para o envelhecimento, enquanto que o Rosso é mais fresco e jovem, pronto para o consumo!
Se você se interessou em fazer o winetour por Montalcino, entre em contato conosco

Um agradecimento especial pelas fotos que foram feitas e cedidas pela nossa fotógrafa Marcela. 🙂

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários

  1. Rodrigocomentou

    Ola,

    Estou indo a Itália em Agosto e ficarei 6 dias na Toscana… Gostaria de realizar um Winetour em Montalcino, alguma sugestão?

    1. Olá, Rodrigo! Entre em contato conosco por email para receber a descrição do passeio em Montalcino. Por favor, informe datas e número de pessoas. Abraços!

  2. Olá! Você encontra Brunello para vender em toda a Itália. Claro que se compra direto do produtor, como no caso desses passeios, irá custar menos. Em Florença na Enoteca Alessi você tem boa opções. 😉 Boa viagem!

  3. Olá, Babi. Excelente o Blog!! Irei à Italia final do mês e terei pouco tempo para explorá-la. Queria comprar algumas garrafas de Brunello, mas não terei tempo para passar por Montalcino (unico di "livre" será um domingo. Gostaria de saber se encontro o brunello com bom preço em outras localidades (florenca, veneza etc) ou se os melhores preços são em montalcino. So for em montalcino, voce saberia me dizer se a cidade e o tour estão disponíveis no domingo? Abraços e sucesso!

  4. Adorei conhecer a história deste delicioso vinho. Belo post.

  5. samicomentou

    uma delicia, qdo estiver por ai imperdível.
    obrigado pelo beijo enviado via Vicente,foi so´falado não dado