Doces Tipicos de Carnaval

A tradição gastronômica italiana prevê receitas diferentes seguindo as estações do ano e também as festividades. Para cada comemoração  existe um prato seja ele doce o salgado que é feito durante uma determinada época do ano. Neste mês, por exemplo, tem Carnaval e em Firenze são três os pecados da gula que encontramos nas vitrines das confeitarias da cidade:
Cenci
Doce muito simples feito com farinha, manteiga e raspas de limão, cortados em tiras, fritos ou assados e por fim polvilhados com açúcar de confeiteiro.

Fritelle di Riso
São bolinhos fritos feitos de arroz, leite, uva passa e pinoli. Originalmente feitos para a festa de San Giuseppe, mas acabou sendo englobada nas festividades de carnaval.

Schiacciata alla Fiorentina
Um bolinho levemente doce feito com ingredientes simples como farinha, ovo e açúcar com o acréscimo na massa de vanila, noz moscada e açafrão.

Agradecimento especial ao Fornaio de Fiesole que gentilmente me cedeu estas delícias para as fotos!!! 🙂

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. HOHOHO… eles cederam e você comeu tudo?? espertchéeenha… brincadeiras a parte, esses doces são realmente ótimos… eu adoro a schiacciata e a fritella,claro!!! Haja academia pra compensar as calorias…. uffa

  2. Hehe!!! Comi tudinho e depois fiz Firenze-Fiesole à pé três vezes! Uma pra cada especialidade! kkkk! Mas o pior é que eles estão bem aqui do meu lado me tentando… 😛 rsrs! Bjos, Isa!