Qual é a Melhor Cidade Italiana para se Viver?

Afinal, qual é a melhor cidade para se viver na Itália? Eu, pessoalmente, te diria Florença, mas esta é uma resposta totalmente parcial! 😀 Para ser mais objetiva, podemos contar com a pesquisa anual que o jornal Il Sole 24 Ore realiza há mais de 30 anos sobre a qualidade de vida em mais de 100 províncias da Itália!
 
chianti-11
 
 

A pesquisa que avalia a qualidade de vida nas províncias italianas é realizada com a análise de 6 áreas temáticas e 36 índices: 

1. Teor de Vida

rendimento per capita, patrimônio familiar, valor médio de aposentadoria, consumo por família, Gastos com o turismo no exterior, Custo m² casa.

2. Serviços/Ambiente/Saúde

Disponibilidade de lugar em berçário, Índice climático, Índice qualidade ambiental, Índice de conclusão de causas civis, Cobertura banda ultra-larga, percentual de emigração hospitalar (quando pessoas decidem seguir um tratamento de saúde fora da cidade que reside)

3. Negócios e Trabalho

Número de empresas registradas, Índice emprego X depósito bancário, Sofrimento de empregos totais, Quota de exportação sobre o PIB, Taxa de Ocupação (15- 64 anos), Empreendimento Jovem (18-29 anos)

4. Ordem Pública

Índice de batedor-carteira, Índice de roubo em casa, Índice de sequestro, Índice de extorsão, índice de fraudes informáticas, Variação de crimes totais (2011-2014)

5. População

Densidade, Saldo migratório, Divórcio, Índice terceira idade, Número médio de anos de estudo, Média da expectativa de vida.

6. Tempo Livre

Número Livrarias, Espetáculos, Despesa de turistas estrangeiros, cinemas, locais de esporte, restaurante/Bares

TOP 20 – Melhores cidades para se viver na Itália em 2015

Veja o resultado para 2020 aqui!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

20 comentários

  1. Anônimocomentou

    Babi,
    Bom dia!

    Estou tirando minha cidadania para ir para Itália com minhas filhas. Tenho a intenção de abrir um comercio ai. É facil ou é mais fácil encontrar um emprego?Meu nome é Maria.
    abçs

  2. Oi, Giovana! Olha, são duas realidades completamente diferentes… Milão é uma metrópole, como SP. Talvez masi oportunidade de emprego, mas tmb com mais gente que procura por emprego… Florença tem outro ritmo de vida… É uma cidade menor, mas não tão pequena. Acho que esta é uma escolha mto pessoal. Tem gente não conseguiria viver em Milão e gente que não conseguiria viver em Florença… Tem que achar o seu estilo! 😉 Bjos

  3. Giovanacomentou

    Babi, na sua opinião, qual seria a melhor cidade da Italia para morar em relação a Milão e Florença? Algum bairro específico em ambos que darias destaque pelo bom estilo de vida? Obrigada!!

  4. Qualquer lugar da Toscana vale a pena em morar e desfrutar da vida.

  5. Anônimocomentou

    Muito legal!!

  6. Morei em Torino durante um tempo e fico triste de ver que ela nem aparece nas listas de melhores cidades…