5 Dicas para Aprender Italiano sem Gastar um Tostão

Acredito que quem gosta da Itália simplesmente não gosta, mas ama! E ama por todos os lados, seja pela cultura, pela arte, arquitetura, a paisagem, a história e também a pela melódica língua “dell’amore“, o italiano! Sempre que me escrevem contando o sonho de morar na Itália, a primeira coisa que digo é: vá aprender italiano! Mas essa dica também vale para quem pretende visitar o país somente a turismo e quer se sentir mais “local”. Bem, neste artigo eu dou uma mãozinha para você que quer seguir o meu conselho: 5 dicas para aprender italiano de graça! 😉


Rai Cultura – Aulas e exercícios on-line
Um portal da língua italiana desenvolvido pelo governo italiano para os estrangeiros aprenderem italiano. Na seção “Impariamo l’Italiano” você encontra diversos exercício divididos em níveis. Tem sketchs e aulas em vídeo, além de exercícios gramaticais.
Aprenda aqui: www.italiano.rai.it
Lyrics Gaps – Aprenda através da música!
Primeiro escute as suas músicas preferidas acompanhando a letra e depois faça o exercício de completar as lacunas. Entre as opções, têm aquelas músicas clássicas italianas, como “Con te Partirò” ou “Io che amo solo te” até os hits contemporâneos de Tiziano Ferro e Laura Pausini. Muito legal a opção de clicar e qualquer palavra que não saiba o significado para ter a tradução em português.
Aprenda aqui: www.lyricsgaps.com/exercises/filter/language/it/Italian
Italiano na Web – Tire suas dúvidas gramaticais
Neste site você encontra todas as regras gramaticais e tempos verbais, além de exemplos de diálogos, uma lista de provérbios e letras de músicas. Tudo explicado em um modo simples e direto!
Aprenda aqui: www.italianonaweb.com.br
Babel – Pratique a qualquer hora do Celular
A Babel é um site e aplicativo para smart phone desenvolvido por um time de por linguistas e desenvolvedores de software, autores e locutores, designers de produto e falantes nativos. A Babbel ensina vocábulos, gramática e elementos idiomáticos para todos os níveis e para qualquer tipo de conversação. As primeiras fases de aprendizado são grátis e caso queira dar continuidade ao curso, pode escolher um pacote.
Aprenda aqui: www.babel.com

Conversation Exchange – conhecendo pessoas
Este site te ajuda a encontrar pessoas próximas à você que falem a língua que você quer aprender e que queiram aprender a língua que você fala. Por exemplo, você está na Itália e quer melhorar seu italiano e tem um italiano que quer aprender português. Vocês podem se encontrar pessoalmente, ou mesmo conversar por chat.
Aprenda aqui: www.conversationexchange.com

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Concordo totalmente com a primeira frase. Eu não apenas gosto da Itália, eu amo a Itália e sonho em visitar este maravilhoso país algum dia. Gostei das dicas de como aprender a lingua italiana. Aproveito para indicar o site no qual aprendo italiano pela internet. Eu aprendo italiano através do site Busuu.com. Claro que exige muita dedicação e muita pesquisa, mas através do Busuu conheci vários italianos que me dão dicas e têm me ajudado muito no meu estudo. Un abbraccio, ciao.

  2. Gostaria muito de conhecer a Itália, particularmente a região onde meu avós nasceram.
    Amo a música a gastronomia e os vinhos. Claro que o povo e a língua me cativam muito. Certamente é uma viagem cheia de emoções.

  3. Ótimas dicas! Aprender um idioma é mergulhar em sua cultura e nesse ponto o Italiano, assim como o Francês, esbanja possibilidades.

  4. Conheci a Italia em una viagem de bike ano passado, passei por varias cidades e conheci diversas regioes. Realmente foi una experiencia sem igual e ate hoje sinto falta. È Como se ja estivesse morado la. Amo a Italia, a cultura Como um todo e agradeco essas dicas para que possa aperfeicoar o idioma. Grazie di tutto il mio cuore. Ciao!!!