Você Conhece Todas as Estátuas da Loggia dei Lanzi?

A Piazza della Signoria é um verdadeiro museu à céu aberto! Nela encontramos diversas estátuas de vários períodos, sendo a mais famosa delas o grande David de Michelangelo! O maior núcleo encontra-se sob a proteção da chamada Loggia dei Lanzi, ou Loggia della Signoria. Ela foi construída no século XIV em estilo tardo-gótico por Benci di Cione e Simone Talenti com a função de abrigar a assembléia e comemorações públicas. Somente no século XVI, com o Grão-duque Cosimo I que ela começou a ser decorada com as estátuas. Você conhece todas elas?


Perseus com Cabeça de Medusa
Esta é sem dúvida a mais famosa delas, aquela que todos nós já vimos em livros da escola! Um dos motivos dela ser tão famosa assim, é pela dificuldade de execução e grande resultado estético, graças ao conhecimento técnico de Benvenuto Cellini, o seu autor. Imagine você que esta estátua levou quase 10 anos para ser realizada!
Perseus é o filho do deus Zeus e da humana Danae que consegue vencer a Medusa, mostro mitológico com serpentes no lugar dos cabelos que transformava em pedra quem a olhasse nos olhos.

Rapto das Sabinas
A gigante estátua nos impressiona pela composição em espiral de corpos esculpidos em mármore que parecem macios como a carne humana. Giambologna demostrou o quanto era bom escultor tirando pela primeira vez de um único bloco de mármore, 3 figuras.
O nome se refere à um episódio da fundação de Roma, quando Rômulo e os romanos haviam a necessidade de mulheres para procriar. Organizaram os jogos solenes da Consualia e convidam o povo vizinho dos Sabinos. Durante  o espetáculo, os romanos raptaram todas as mulheres solteiras.

Hércules e o Centauro Nesso
Também obra de Giambologna, datada 1599. O Centauro Nesso foi o responsável pela morte terrena do famoso herói grego. No entanto, a cena que vemos mostra como Hércules o matou quando Nesso tentou abusar de sua segunda esposa, Deianira. Nesso, antes de morrer, disse a Deianira de recolher o seu sangue que faria com que Hércules fosse sempre apaixonado por ela. Ingênua, seguiu o que Nesso disse e tingiu uma roupa de Hércules com o sangue de Nesso que na verdade era envenenado. Quando Hércules o vestiu, sentiu sua pele arder e de tanta dor, acendeu uma fogueira para se matar queimado….  Não é a toa que falamos “tragédia grega”… 😛

Menelao e Patroclo
Esta é uma escultura original grega encontrada em Roma no século XVI e doada pelo Papa Pio V aos Médicis. Representa uma cena da Guerra de Troia. Patroclo, o melhor amigo de Aquiles, que é morto em batalha por Ettore e tem seu corpo morto carregado por Menelao.

Rapto de Polissena
Embora o tema seja mitológico, esta é a única estátua moderna da Piazza della Signoria, realizada por Pio Fedi em 1866. Eu a chamo de “a estátua dos 4 P’s”, rs… O jovem com braço erguido é Pirro que rapta Polissena (entre seus braços), irmã mais nova de Polidoro (deitado morto) e filha de Priamo e Ecuba que está para ser morta pelo golpe de Pirro. Polissena estava sendo levada para ser sacrificada em nome dos deuses para que a viagem dos gregos de retorno da Guerra de Tróia fosse segura.

Sabinas
Na parede de fundo encontramos 6 estátuas antigas de mulheres, apelidadas de Sabinas, provenientes do Fórum de Trajano em Roma, descobertas na metade do século XVI.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.