Pomo d’Oro – O Tomate Italiano

O que seria da atual culinária Italiana sem o tomate? Nada de pizza margherita, salada caprese, spaghetti carretiera, e tantas outras receitas! Ele chegou à Itália somente no fim de 1500 para revolucionar a gastronomia do país! O pomodoro que tanto amamos é originário das nossas terras, as Américas, e foi devagarinho sendo introduzido à mesa italiana. Imagina que no início eles usavam somente para decoração, pois achavam que era um fruto venenoso! Hoje é o produto agrícola mais comprado pela família italiana!

O nome “pomodoro” deriva de “pomo d’oro“, devido a coloração original do fruto que com o passar do tempo foi transformado na cor vermelha que o conhecemos hoje, e com uma grande variedade de tamanhos e formas! Se você é um tipo que adora entrar nas quitandas italianas para admirar a variedade de tomates e outras frutas e verduras italianas, vai gostar deste artigo! Sabia que cada um destes tomates são indicados para uma determinada finalidade na cozinha? Vamos conhecer todos eles!

Pomodori Datterini

Encontramos o ano todo nas prateleiras dos supermercados. Um tomate pequeno, de casca fina, adocicado e muito versátil, pois pode ser usado na preparação de diversas receitas: saladas, massas, omelete, tortas, perfeito para fazer bruschetta!
pomodori-datterini

Cuore di Bue

É um tomate de dimensões grandes, casca fina e polpa farinosa com pouca semente. Perfeito para salada!
pomodori-cuore-di-bue

Pomodori per Insalata

Como o próprio nome diz, é um tomate para fazer salada!
pomodori-per-insalata

San Marzano

Este tomate é protegido pela denominação DOP (Denominação de Origem Protegida) e por isto pode ser produzido somente em algumas áreas da Região Campânia. Sua principal característica é a polpa firme, suculenta, levemente adocicado e pouca acidez, o que o torna perfeito para una bella pomarolla (molho de tomate)!
pomodori-san-marzano
 

Pomodoro Fiorentino

Produzido em toda a Toscana e colhido exclusivamente à mão, tem polpa de sabor levemente adocicado. É com esta tipologia que se faz um dos pratos típicos da Região, a Papa al Pomodoro, uma sopa basicamente feita de tomate e pão.

 

pomodori-fiorentini

Pomodori Piccadilly

Tomate pequeno e alongado vendido em cacho, levemente adocicado. Pode ser usado em receitas de massa, carne, risotto, saladas, muito versátil e disponível o ano todo!

 

pomodori-picadilly

Pomodoro Marinda

Produzido ao sul da Sicília, pequeno, de cor verde ou vermelha, casca dura, consistência crocante e levemente ácido. Perfeito para salada!
pomodori-merinda

Pomodori Rossi a Grapolo

Esta é a tipologia mais simples de tomate e também o menos saboroso. Para ser usado em saladas.
pomodori-rossi-a-grapolo
 
A Itália é a primeira na Europa em produção de tomate e a Sicília é a maior região produtora com quase 50% do total! Os maiores produtores de tomate no mundo são China e Estados Unidos, que juntos dominam 50% da produção mundial. Bom, quantidade não significa qualidade e, neste quesito, os tomates italianos são nota mil!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários

  1. Paulacomentou

    Amei o artigo.
    Tomate é um insumo maravilhoso é muito versátil mesmo.

  2. salve Babi!
    Estou aqui em Firenze!
    Aproveitando bastante tuas dicas.
    A propósito, o Mercatto Centrale é fora de série!
    Grazie!
    Marco