Aperitivo Romântico nos Jardins de Villa Renascentista

Este é um daqueles momentos únicos que Florença nos oferece: o simples aperitivo de sábado vira algo de especial, em um lugar que assistiu à séculos de história passar diante de si. Aos pés da subida para a colina de Fiesole encontra-se a Villa il Salviatino, uma construção renascentista do século XV com um lindo jardim alla italiana e vista magnifica para Florença. Um cenário e ambientação perfeita para um aperitivo romântico vendo o pôr-do-sol sobre a cúpula de Brunelleschi.
aperitivo-il-salviatino-fiesole-01
A Villa il Salviatino recebe o nome da família italiana que por mais tempo a ocupou, os Salviati, entre 1531 e 1823. Outras tantas famílias tradicionais foram as proprietárias desta Villa. Em tempos mais recentes (primeira metade do século XX), Ugo Ojetti, escritor italiano, restaurou a Villa, livrando-a de diversas alterações estilísticas implantadas ao longo dos séculos e recuperando seu estado renascentista mais original possível. Desde 2010 esta histórica villa se tornou um hotel de luxo.
ill-salviatino-fiesole-01
Durante os meses quentes do ano (maio-setembro) os jardins alla italiana se abrem para o aperitivo ao ar livre: um drink com petiscos. Para se proporcionar este pequeno luxo não é necessário gastar tanto quanto você pensa. Um copo de vinho parte de 12 euros enquanto os cocktails custam 20 euros. Você também pode optar em pedir uma garrafa entre a ótima seleção de vinhos Toscanos, Italianos e franceses, com preços à partir de 60 euros.
aperitivo-il-salviatino-fiesole-02
Meu pedido: Franciacorta Rosè (80 euros)
aperitivo-il-salviatino-fiesole-03
Os petiscos que acompanham o drink são as tradicionais azeitonas nozes e amêndoas. Percebi que com o pedido da garrafa eles incrementaram com outros 3 tipos de petiscos mais elaborados.
A ambientação é romântica e relaxante, com sofás e poltronas dispostos em cantinhos que proporcionam intimidade. Conforme a luz do dia diminui, as velas que marcam os caminhos do jardim são acesas. Uma música baixa e muito agradável embala o fim de tarde!
ill-salviatino-fiesole-02
Caso queira estender sua noite, o Hotel il Salviatino também dispõe de um restaurante que serve pratos da tradição toscana, seguindo as estações do ano, com alimentos a quilômetro zero. Parte da propriedade é destinada ao cultivo de frutas, vegetais e ervas aromáticas. Além dos pratos alla carte de massa, peixe e carne, possuem dois menus degustação (com vinhos combinados com cada um dos 3 ou 4 pratos), a 125 euros ou 145 euros/pessoa.
ill-salviatino-fiesole-03
Endereço: Via del Salviatino, 21. Fiesole
Como chegar: somente de carro ou taxi.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.