O que Fazer em Siena

Siena é uma das cidades mais visitadas da Toscana, famosa pelo Palio de Siena, a corrida de cavalos que acontece somente 2 vezes ao ano, e pela beleza dos seus dois edifícios símbolos: Palazzo Pubblico, que domina a maravilhosa Piazza del Campo, e o seu Duomo. Todas obras medievais, construídas entre os séculos 13 e 14, época auge de Siena, quando era rica e independente de Florença.

palazzo-pubblico-di-siena-02

 

A visita à Siena é obrigatória para quem pretende dedicar alguns dias para conhecer outras cidades além da capital da Toscana, Florença. Quem prefere somente passear pelos labirintos de ruas estreitas e aproveitar o tempo ao ar livre, basta meio período. Mas se você, como eu, curte entrar nos monumentos, aproveite um dia inteiro! Veja aqui o que não deixar de ver em Siena, entre arte, história, gastronomia e compras!

Visitar a Capela de Santa Caterina de Siena

Santa Caterina nasceu em Siena em 1347, foi santificada em 1461 e venerada como patrona de Siena, da Itália e Europa. Dentro da Basílica de San Domenico encontramos a Capela dedicada à santa que contém a sua cabeça dentro de um relicário. A Capela foi construída e decorada logo após a  sua santificação em época renascentista. A basílica dominicana foi construída no século XIII em estilo gótico.

Basilica di San Domenico 01

 

Abertura: todos os dias das 9:00 às 18:00
Ingresso: gratuito

Provar os biscoitos Ricciarelli do Bar Nannini

Mais de cem anos de história e tradição na produção de doces típicos de Siena e região! Panforte, ricciarelli e cavallucci, doces feitos com base de amêndoas ou frutas cristalizadas. Não deixe de provar as especialidades do bar da família da cantora italiana Gianna Nannini!

Via Bianchi di Sopra 24
Abertura: todos os dias à partir das 7:00

Visitar o Palazzo Pubblico

O Palácio Público de Siena foi construído entre 1297 e 1310 em estilo gótico para ser a sede do Governo dos Nove. Internamente encontramos o chamado Museo Civico, com salas ricamente decoradas com afrescos de pintores medievais da época auge de Siena. Simone Martini, na Sala del Mappamondo, fez a “Maestá”. O mais famoso afresco fica na Sala dei Nove, onde Ambrogio Lorenzetti pintou os efeitos do Bom e do Mau Governo, datado 1339.

Sala dei Nove - Efeitos do bom e mau governo.
Sala dei Nove – Efeitos do bom e mau governo.

Ingresso: 9 euros – Estudante 11 a 19 anos, 8 euros – Grátis para menores de 11 anos

Abertura: 01/11 a 15/03 – 10:00 às 18:00
                16/03 a 31/10 – 10:00 às 19:00
Fechado: Natal
Mais informações [aqui]
 

Subir na Torre del Mangia

Se você não tem problemas de claustrofobia ou medo de altura, pode encarar os degraus da Torre que irá te levar a uma altura de 87 metros! Lá de cima você vai conseguir ver toda a cidade de Siena, a Piazza del Campo com a sua Fonte Gaia, e ter uma ideia melhor do que seria a futura Catedral de Siena com seu “facciatone” incompleto. A Torre del Mangia foi construída entre 1325 e 1348 em alvenaria e decoração em travertino.

Subida ao topo da Torre del Mangia
Subida ao topo da Torre del Mangia

Ingresso: 10 euros (menores de 11 anos, grátis)

 

Abertura: 6/10 a 28/02 – 10:00 às 16:00

                01/03 a 15/10 – 10:00 às 19:00
Fechado: Natal
Mais informações [aqui]
 
 

Visitar o Duomo e fazer o percurso Porta del Cielo

O Duomo di Siena é magnífico por fora e ainda mais por dentro! Construído entre 1220 e 1370 entre o estilo românico ao gótico. O seu pavimento é um dos mais bonitos do mundo, feito de 56 painéis com cenas bíblicas realizados em mármore, completamente exposto aos visitantes somente de julho a outubro. Maravilhosa a Biblioteca Piccolomini e seus afrescos de cores brilhantes e acesas, além das obras de escultura realizadas por Michelangelo, Donatello e Bernini.

Porta del Cielo
Porta del Cielo

O percurso da Porta del Cielo passa por lugares que nos permite ter vistas panorâmicas ora para o interior da Catedral, ora para a cidade. Uma das partes mais bonitas é da contra-fachada, onde temos a vista para a nave principal e o altar. Vale à pena fazer principalmente quando o pavimento está descoberto (julho-outubro). Custa 15 euros, feito em pequenos grupos organizados a cada meia hora e também inclui ingresso na Catedral e Libreria Piccolomini.

Bibliotecca Piccolomini
Bibliotecca Piccolomini

Comprar lembrança de cerâmica típica

Saindo da Catedral, volte em direção à Piazza del Campo passando pelas escadarias ao lado do Batistério. À direita ficam duas lojas de cerâmicas típicas de Siena com artigos maravilhosos!!! Tem a linha mais clássica com paisagens da Toscana e os tradicionais limões e uvas, e outra mais moderna e colorida!

Artesanato_cerâmicas Siena 1

 

Ver a produção das velas artesanais

Ao fim das escadaria do batistério, virando à direita na Via dei Pellegrini, ao numero 11 fica a a Fabbrica delle Candele, uma loja de velas artesanais onde você pode ver a habilidade manual das artesãs que transformam um simples bloco de cera em uma escultura super colorida! O resultado pode até não agradar todos os gostos, mas assisti-las é fascinante!

Fabbrica delle Candele
Fabbrica delle Candele

Curtir o fim de tarde na Piazza del Campo

Como eu disse antes, evite de comer em frente aos pontos turísticos, pois no fim paga-se pela vista e não pela qualidade da comida. Estes são lugares feitos para bebericar: um café, cappuccino, um copo de vinho, drink, ou cerveja e no máximo petiscar. Ao redor da Piazza del Campo são inúmeras opções, mas se quiser ficar em um daqueles balcões, saiba que a porta de entrada destes bares fica na rua de trás (Via di Città) ou nas escadarias que descem em direção à Piazza. 😉
 
siena-22
 

Como Chegar

Siena fica a 75 Km de Florença é possível chegar de carro, trem ou ônibus. A viagem com o carro pela superstrada Firenze-Siena dura cerca de 1 hora. O centro histórico é fechado para o trafego de carros não autorizados, então é necessário estacionar em um dos diversos estacionamentos à pagamento ao redor. Chegando na cidade siga as placas “Stadio” ou Fortezza Medicea e estacione ali ao redor, próximo à Basílica de San Domenico.   Também é possível ir de ônibus com a linha 131R da SITA. A viagem dura 1h15 e custa cerca de 7,50 euros o trecho. A parada final do ônibus fica na Piazza Antonio Gramsci, muito prática pela proximidade com o centro histórico.   Outra possibilidade é o trem, mas a viagem é mais longa, 1h30 a 1h45 e a estação fica mais afastada do centro, então, não recomendo.

Onde Comer em Siena

Em uma cidade super turística como Siena às vezes é difícil comer bem. A primeira dica e fugir dos pontos turísticos e procurar pelas ruas ao redor ou pedir a indicação de um local. Pois foi isto que fiz: fui ao Restaurante Quattro Cantoni por indicação de um amigo senese (de Siena) e, claro, não poderia ter sido melhor! Ele está localizado na Piazza di Postierla, o coração da Contrada dell’Aquila, próxima ao Duomo. O menu tem pratos da tradição de Siena e da Toscana. Linda apresentação, muito delicioso e com preços ótimos!

Siena_Ristorante 4 Cantoni

Onde se Hospedar em Siena

Siena é uma cidade bem gostosa para se hospedar. Não é grande como Florença e nem pequena com um burgo medieval. Oferece bom comércio e restaurantes. É também um ponto estratégico interessante para conhecer as cidades da Val d’Orcia, o vale localizado ao sul de Siena, onde fica Montalcino, Pienza, Montepulciano entre outros.

Veja no mapa abaixo as principais estruturas albergueiras em Siena arredores.

Meu conselho: Hotel La Certosa di Maggiano

Você pode fazer sua pesquisa diretamente daqui, selecionando as datas de chegada e partida. Os valores apresentados em seguida se referem à um quarto para 2 adultos. Para modificar este dado e aplicar outros tipos de filtros de pesquisa, clique em “Procurar”. O Booking.com é um dos maiores e mais confiáveis sites de reservas de hospedagem! Eu uso sempre! ?

Booking.com

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 comentários

  1. Carla Furquim Paiva Corrêa da Silvacomentou

    Amo todas as suas postagem e o jeito carinhoso de nos apresentar a Toscana. Parabéns !

    1. Oi, Carla!!! Que bom! Fico muito feliz que goste dos artigos! Foram todos escritos por mim com fotos minhas! É muito trabalho, mas gratificante, principalmente quando reebo comentários como o seu! 🙂 Un bacio!

  2. MARIA DO CARMO VIVANcomentou

    NOSSA AMEI ESSAS IMAGENS
    ESTIVE O ANO PASSADO EM MILAO E ARREDORES.
    NA PRÓXIMA VIAGEM QUERO CONHECER ESSES LINDOS LUGARES.

  3. Lionel Rodriguescomentou

    Lugar encantador demais próxima férias será lá .

  4. Oi, Milene!!! Que legal te ver aqui no blog!!! Fico muito feliz que tenham curtido o nosso passeio por Florença! Obrigada por deixar o seu recadinho! 🙂 Bjos à todas!

  5. Estivemos há pouco tempo, inicio de agosto, desfrutando dessas maravilhas, e o melhor, na companhia dessa incrivel guia, Babi. Escolha melhor não podiamos ter feito, ñ foi meninas Amanda, Leine e Nadia? Adoramos conher Firenzi com a guia magnifica que e a Babi. Você está de parabéns! Continue com esse seu trabalho maravilhoso! Sucesso sempre. ���������������� bjs saudosos, Milene