O que Faz a Loba Romana em Siena?

Nas proximidades de edifícios públicos e religiosos de Siena sempre há a estátua de uma loba que amamenta dois meninos: Rômulo e Remo. Se você já passeou por Siena e viu estas estátuas, deve ter se perguntado… O que têm a ver Siena com Roma? Tudo! 😉
 
duomo-di-siena-12

A fundação de Siena tem tudo à ver com Roma, pois é a continuação da lenda de Rômulo e Remo! Após a morte de Remo por parte do irmão Rômulo, os filhos de Remo, Senio e Ascanio fogem em direção à Etruria (atual Toscana). Aqui eles fundaram a cidade de Siena, nome em homenagem ao irmão mais velho Senio, que com o tempo foi mudado para Sena e enfim Siena!

Estátua em frente ao Duomo de Siena. Cópia feita por Arnoldo Prunai (1905), para substituir a original que se encontra dentro do museu do Duomo de Siena feita por Dionisio Mazzuoli (1655).
Diz a lenda que os irmãos fugiram de Roma no dorso de dois cavalos, um branco e outro preto, que lhes foram dados de presente pelos deuses Apolo e Diana. Branco e preto são as cores da Balzana, o brasão bicolor de Siena! Essas cores também aparecem no Duomo de Siena tem como revestimento interno e externo mármore branco e preto.
Diferença entre a loba senese e loba romana.
Porém, se você lembra direitinho de como é a “Lupa Romana” (loba romana), vai perceber uma pequena diferença entre ela e a “Lupa Senese” (loba de Siena)… A loba romana olha para o lado, enquanto que a loba senese olha à diante!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários

  1. Miltoncomentou

    Olá amei essa história .só descobri porque achei um cabo de faca de bronze com as iniciais spqr Roma .com uma loba amamentado os gemios .alguém sabe como descobri a data ou ano de fabricação ??

  2. vera santa mariacomentou

    Amei conhecer este ” sito “, nos dá maior conhecimento da historia italiana!
    Parabéns

    1. Oi, Vera! Que bom que gostou do Viva Toscana! Bem vinda! 😉 Bjos e obrigada pelo comentário!

  3. Carolinacomentou

    Super obrigada!!!Essas lobas por toda a cidade estavam me deixando muito inquieta e seu blog sanou minha curiosidade!!!!!!!