Como Realizei o Sonho de Morar na Itália

Eu nunca contei para vocês como eu cheguei em Firenze. Decidi fazer uma pós-graduação na Itália quando entrei na Faculdade de Arquitetura em 2004. Na verdade meu sonho foi sempre ir à Roma, a cidade eterna, mas uma oportunidade de estágio em Firenze acabou me trazendo pra cá! Cheguei à Itália em julho de 2009 com uma bolsa de estudos e um estágio de 15 dias em um escritório de arquitetura. Como consegui isto? 

babi_pienza

Sempre tive um interesse especial pela Itália. Uma parte por ser descendente de família italiana e em outro pela arquitetura, pelas construções do Império Romano, o Coliseu, e pela arquitetura renascentista… Tudo isto me encantava! Comecei a estudar italiano no mesmo ano que entrei para a faculdade. Eu vivia escutando musica italiana, colecionava camisetas com escrita Itália, comprava livros e revistas em italiano e vivia dizendo “um dia eu vou morar na Itália”. Não sei quantas pessoas me levaram a sério, mas acho que de tanto que repeti isso o Universo resolveu conspirar à meu favor.
Aconteceu tudo numa terça-feira, dia 14 de Julho de 2009. Estava almoçando sozinha em um self-service perto de casa quando recebi uma ligação que seria o início da minha nova vida. Era a confirmação de um pedido de bolsa de estudos para um curso sobre o arquiteto renascentista Andrea Palladio! Era a bolsa de estudos mais incrível: curso, passagem, hotel e até mesmo alimentação pagos!!! Eu não podia acreditar! Depois de vários tipos de bolsas que já havia pedido, finalmente deu certo! Os detalhes seriam enviados por e-mail, então corri pra casa para conferir que tudo era realmente verdade!
Cheguei! 🙂

Abro minha caixa de entrada e um e-mail em especial salta em frente aos meus olhos. Era um convite para fazer um estágio de 15 dias em um escritório de Florença! O ano de 2009 foi o ano da crise no Brasil. Muitos dos meus amigos recém-formados tinham sido despedidos, o escritório onde eu trabalhava tinha poucos projetos e eu estava trabalhando só meio período. Isto me deu a oportunidade de ir assistir às palestras da feira Revestir em São Paulo. Em uma destas palestras eu me encantei por um projeto ecológico e muito inovador do arquiteto italiano David Fisher. Na hora pensei: “uau! Quero trabalhar com isso!”, e tive a “cara-de-pau” de mandar um bilhete pedindo uma oportunidade no escritório dele. Qual não foi a minha surpresa ao receber uma resposta por e-mail no dia seguinte pedindo meu curriculum e portfólio. Enviei o meu trabalho de TCC que era um Instituto Cultural Italiano em São Paulo (hehe… era o meu lugar dos sonhos!). Depois de 3 meses o convite de estágio chegou! Detalhe: eu começaria em 2 semanas!!!

Desembarquei na Itália dia 25 de julho, um sábado, e dia 27 iniciava o estágio. Eu não seria paga, mas me ofereceram a estadia em hotel e já estava contentíssima! As duas semanas passaram rápido e logo em seguida iriam iniciar as férias de Ferragosto, quando praticamente tudo fecha por ao menos 2 semanas. O meu curso iria começar em Setembro, então aproveitei esses 15 dias para viajar para o Sul da Itália e Paris! Foi incrível!

O curso sobre Andrea Palladio era em Vicenza, cidade natal do arquiteto, na região do Veneto, norte da Itália. Além de mim, tinham outros 10 brasileiros bolsistas. Durou 10 dias, full time e além da parte teórica visitamos simplesmente TODAS as villas projetadas e construídas por Palladio. Um sonho!

071-villa-rotonda
Villa Rotonda, Vicenza

Voltando à Firenze, fui chamada no escritório. Eles tinham gostado de mim e me ofereceram um trabalho, com contrato e tudo! Não podia ter sido mais perfeito! Com a estabilidade no trabalho pude iniciar a minha pesquisa de um curso sobre arquitetura ecológica. Participei de um processo seletivo para uma bolsa integral em Bioarquitetura do Fundo Social Europeu e….consegui! 😀 Foi mais um ano de curso!

Hoje faz exatamente 10 anos que estou na Itália. Na verdade não planejava ficar tanto tempo assim, mas as oportunidades foram acontecendo e o tempo foi passando… me apaixonei pela vida na Itália, pelo vinho, boa comida, belas paisagens… ao ponto de me especializar no recebimento de brasileiros na Itália! Desde 2015 trabalho como guia de turismo oficial e privada em Florença e Toscana! Meu objetivo é de compartilhar com as pessoas que escolheram visitar a Toscana comigo não somente a sua história, cultura e gastronomia local, mas a minha experiência de vida e amor por este país que me fez atravessar o Oceano!!! <3

Se você também tem o sonho de vir morar na Itália, ou qualquer outro sonho, o conselho que te dou é de ir atrás. Mexa-se, não espere que as coisas caiam no seu colo. Mas o mais importante, acredite no seu sonho de verdade e haja como ele já estivesse concreto em suas mãos. Um dia a oportunidade passará por você, esteja pronto! 😉

Este post foi originalmente escrito EM julho de 2015 e atualizado em 01/07/2019 para conter informações atualizadas/completas.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

107 comentários

  1. Nossa!!!
    É incrível ver o universo agindo em nossas vidas!
    Todo o pensamento se transforma em uma energia motriz!
    Estou morando em Pisa, se estiver por aqui querida muito conhecê-la, tão bom ter pessoas motivadas por perto, confesso que estou um pouco confusa…nessa primeira semana aqui fico muito em casa, mas realmente preciso me mexer, apesar do frio, kkkkk

  2. Oi, Joelma…eu não sei que decreto é esse que você está falando… A parte burocrática não é meu forte! 😉 Espero que consiga resolver o problema da sua irmã! Abraços, td bem bom!

  3. Oi, "Vão Livre"!!! Tem um artigo aqui no Viva Toscana chamado "10 Dicas para Quem Sonha Morar na Itália", que vc encontra na sessão "Vida na Itália" no menu do blog. Ali eu conto como consegui a bolsa de estudos e trabalhar na minha área! Espero que consiga realizar seu sonho! Bjos

  4. Oi, Tathiana!!! Tem um artigo aqui no Viva Toscana chamado "10 Dicas para Quem Sonha Morar na Itália", que vc encontra na sessão "Vida na Itália" no menu do blog. Ali eu conto como consegui a bolsa de estudos e trabalhar na minha área! Espero que consiga realizar seu sonho! Tudo de bom pra vc! Feliz 2016! Bjos

  5. Oi, Anônima! Espero que consiga realizar o seu sonho!!! Obrigada por deixar o recadinho! Bjos e tudo de bom pra vc! Feliz 2016!!!

  6. Parabéns menina você esta morando em um canto maravilhoso eu estou com muita saudade desse lugar,um dia quero voltar por enquanto "la mi porti un bacione a Firenze"ciao

  7. Anônimocomentou

    Ola Babi, inspirador a sua estória, meu sonho Itália, Firenze, faco faculdade de ADM, SONHO fazer uma pós graduacao na Itália, amo a cultura a língua italiana estudo por conta própria o italiano, escuto músicas italiana , se tenho descendência italuana não tenho como provar mas carrego esse sonho na alma, acompanho seu blog e o site viva Toscana.

  8. Oi, Babi.
    Me chamo Tathiana, sou carioca, também sou arquiteta e também sonho em morar na Itália. Falo italiano, acabei de voltar de 30 dias na Itália, estudando italiano, e em 2016 irei com a cara e a coragem para tentar um master, e queria ver se você tem alguma dica, indicação, mandinga, enfim, qualquer coisa que possa me ajudar a encontrar um emprego, estágio, curso útil. Tenho passaporte europeu, posso residir na Italia sem dor de cabeça, mas agradeceria por qualquer dica que me pudesse dar.
    Grata desde já pela atenção.
    Baci

  9. Oi babi, vc pode me dar seu e-mail? Sou arquiteta recem formada e gostaria de conversar com melhor com vc. Há algum tempo estou procurando uma forma de estudar e trabalhar na itália, mas fico perdida. Se vc puder me ajudar seria incrível! Obrigada

  10. Anônimocomentou

    ola Babi,encontrei seu blog hoje,pq eu estou meio que desesperada tentando encontrar uma forma de trazer minha irma pra italia,moro aki a 7 anos e tenho aki minha familia….porem nao sei como poder ajudar minha irma,ja que todo mundo diz que e impossivel se nao sair o decretto flussi para o brasil….bom aki ta minha duvida…vc saberia me dizer se e possivel ela vir pra ca mesmo sem esse decretto,?obrigada Joelma…te deixo meu e-mail se vc puder me responder la….jo-bauer@hotmail.com