Como Realizei o Sonho de Morar na Itália

Eu nunca contei para vocês como eu cheguei em Firenze. Decidi fazer uma pós-graduação na Itália quando entrei na Faculdade de Arquitetura em 2004. Na verdade meu sonho foi sempre ir à Roma, a cidade eterna, mas uma oportunidade de estágio em Firenze acabou me trazendo pra cá! Cheguei à Itália em julho de 2009 com uma bolsa de estudos e um estágio de 15 dias em um escritório de arquitetura. Como consegui isto? 

babi_pienza

Sempre tive um interesse especial pela Itália. Uma parte por ser descendente de família italiana e em outro pela arquitetura, pelas construções do Império Romano, o Coliseu, e pela arquitetura renascentista… Tudo isto me encantava! Comecei a estudar italiano no mesmo ano que entrei para a faculdade. Eu vivia escutando musica italiana, colecionava camisetas com escrita Itália, comprava livros e revistas em italiano e vivia dizendo “um dia eu vou morar na Itália”. Não sei quantas pessoas me levaram a sério, mas acho que de tanto que repeti isso o Universo resolveu conspirar à meu favor.
Aconteceu tudo numa terça-feira, dia 14 de Julho de 2009. Estava almoçando sozinha em um self-service perto de casa quando recebi uma ligação que seria o início da minha nova vida. Era a confirmação de um pedido de bolsa de estudos para um curso sobre o arquiteto renascentista Andrea Palladio! Era a bolsa de estudos mais incrível: curso, passagem, hotel e até mesmo alimentação pagos!!! Eu não podia acreditar! Depois de vários tipos de bolsas que já havia pedido, finalmente deu certo! Os detalhes seriam enviados por e-mail, então corri pra casa para conferir que tudo era realmente verdade!
Cheguei! 🙂

Abro minha caixa de entrada e um e-mail em especial salta em frente aos meus olhos. Era um convite para fazer um estágio de 15 dias em um escritório de Florença! O ano de 2009 foi o ano da crise no Brasil. Muitos dos meus amigos recém-formados tinham sido despedidos, o escritório onde eu trabalhava tinha poucos projetos e eu estava trabalhando só meio período. Isto me deu a oportunidade de ir assistir às palestras da feira Revestir em São Paulo. Em uma destas palestras eu me encantei por um projeto ecológico e muito inovador do arquiteto italiano David Fisher. Na hora pensei: “uau! Quero trabalhar com isso!”, e tive a “cara-de-pau” de mandar um bilhete pedindo uma oportunidade no escritório dele. Qual não foi a minha surpresa ao receber uma resposta por e-mail no dia seguinte pedindo meu curriculum e portfólio. Enviei o meu trabalho de TCC que era um Instituto Cultural Italiano em São Paulo (hehe… era o meu lugar dos sonhos!). Depois de 3 meses o convite de estágio chegou! Detalhe: eu começaria em 2 semanas!!!

Desembarquei na Itália dia 25 de julho, um sábado, e dia 27 iniciava o estágio. Eu não seria paga, mas me ofereceram a estadia em hotel e já estava contentíssima! As duas semanas passaram rápido e logo em seguida iriam iniciar as férias de Ferragosto, quando praticamente tudo fecha por ao menos 2 semanas. O meu curso iria começar em Setembro, então aproveitei esses 15 dias para viajar para o Sul da Itália e Paris! Foi incrível!

O curso sobre Andrea Palladio era em Vicenza, cidade natal do arquiteto, na região do Veneto, norte da Itália. Além de mim, tinham outros 10 brasileiros bolsistas. Durou 10 dias, full time e além da parte teórica visitamos simplesmente TODAS as villas projetadas e construídas por Palladio. Um sonho!

071-villa-rotonda
Villa Rotonda, Vicenza

Voltando à Firenze, fui chamada no escritório. Eles tinham gostado de mim e me ofereceram um trabalho, com contrato e tudo! Não podia ter sido mais perfeito! Com a estabilidade no trabalho pude iniciar a minha pesquisa de um curso sobre arquitetura ecológica. Participei de um processo seletivo para uma bolsa integral em Bioarquitetura do Fundo Social Europeu e….consegui! 😀 Foi mais um ano de curso!

Hoje faz exatamente 10 anos que estou na Itália. Na verdade não planejava ficar tanto tempo assim, mas as oportunidades foram acontecendo e o tempo foi passando… me apaixonei pela vida na Itália, pelo vinho, boa comida, belas paisagens… ao ponto de me especializar no recebimento de brasileiros na Itália! Desde 2015 trabalho como guia de turismo oficial e privada em Florença e Toscana! Meu objetivo é de compartilhar com as pessoas que escolheram visitar a Toscana comigo não somente a sua história, cultura e gastronomia local, mas a minha experiência de vida e amor por este país que me fez atravessar o Oceano!!! <3

Se você também tem o sonho de vir morar na Itália, ou qualquer outro sonho, o conselho que te dou é de ir atrás. Mexa-se, não espere que as coisas caiam no seu colo. Mas o mais importante, acredite no seu sonho de verdade e haja como ele já estivesse concreto em suas mãos. Um dia a oportunidade passará por você, esteja pronto! 😉

Este post foi originalmente escrito EM julho de 2015 e atualizado em 01/07/2019 para conter informações atualizadas/completas.

Deixe seu comentário

80 comentários

  1. Feliz em saber que curtiu o Viva Toscana! Obrigada por deixar seu recado! Bjos!

    1. Anônimocomentou

      Ciao Babi!
      Que linda e inspiradora sua história!
      Parabéns pela determinação!
      Gostaria de te perguntar se você quando foi para Itália já possuia cidadania italiana, porque acho que esse fator pode fazer toda diferença…
      Obrigada!

      1. Oi, Patrícia! Sim, eu já tinha a dupla cidadania quando cheguei à Itália. Com certeza um documento imprescindível para conseguir trabalhar aqui! 😉 Bjos, obrigada pela visita e comentário!

  2. Olá Babi, Adorei seu blog! Sou um amante da Itália principalmente da Toscana! Tenho um sonho de morar na Itália desde pequeno… mas já tenho 37 anos; casado e possuo 3 filhos não falo italiano…. Gostaria mt de recomeçar a vida em um outro lugar mesmo que a curto prazo faça isso sozinho, meu ramo é petroleo e gas mas já tive pizzaria e gosto mt da culinaria italiana vc acha que eu teria alguma chance no meu primeiro mes na Italia (rs)? Grato Orlando

  3. Oi, Orlando! Acho que os dois pontos primordiais são a língua e o estar legalmente no país. Com o visto de turismo ou estudante você não pode trabalhar, então o único modo é ter uma dupla cidadania. Depois disso é quase que uma questão de sorte em encontrar emprego. As áreas de comércio e restaurante são sempre mais fáceis e um ótimo jeito de melhorar a língua para depois achar um outro emprego "melhor"… Espero que consiga realizar seu sonho! Abraços, tudo de bom!

  4. ola, vc faz declaracao de imposto de renda na italia? vc poderia dar uma ideia de % ?

  5. Anônimocomentou

    ola estou estudando doutorado e apareceu uma oportunidade de concurso na minha area, fisica nuclear, no infn (http://home.infn.it/it/). são dois dias de prova e o custo da passagem + hospedagem somente giraria em torno dos 3 mil reais. você acha que vale a pena investir, ou é melhor esperar um convite de trabalho concreto de uma empresa italiana?

  6. Sandracomentou

    O blog está lindo…curto muito os conteúdos! ! Concordo com você, se temos um sonho, vale muito não desistir…correr atrás.
    Beijos meus e lambeijos do Luke e do Ozzy pra você e a Luinha.

    1. Oi, Sandra! Fico feliz que vc tenha curtido o novo layout do blog! Legal te ver por aqui também! 🙂 Bjos e lambeijos! <3

  7. Vinicius Loccicomentou

    Oi Babi, muito bom seu blog!!! Minha familia e de livorno, espero um dia morar na Toscana, Abraco

  8. Marcia Castrocomentou

    Parabéns brava menina !!! Tens toda razão, é assim mesmo que se consegue as coisas nessa vida.
    Recebe meus votos de sucesso.

  9. Juliacomentou

    Babi, acabei de conhecer seu blog e já estou lendo vários posts! Que demais a forma como vc foi para a Itália! <3

    1. Oi, Julia! Bem-vinda! 🙂 Feliz que você está curtindo o Viva Toscana! Bjos, obrigada pelo recadinho!

  10. Lucia boaventuracomentou

    Meu marido tem a cidadania italiana e esta com muita vontade de ir morar uns meses na italia e vendo que deu certo com você quem sabe para nos também da São situações diferentes mas tenho esperança um abraço tudo de bom

    1. Isso mesmo, Lucia! Determinação, pensamento positivo! 😉 Bjos, obrigada pela visita!

  11. Mariliacomentou

    Ciao Babi…Adorei sua matéria..Morei em Pisa 4 anos e sou apaixonada pela Itália..so estou esperando terminar minha faculdade para poder correr atrás de algo ai de novo…Já tenho a cidadania…Até patente…Muitos me desmotivam ..mais não vou desistir…Amo esse país e sei que um dia irei voltar…!! Sua matéria nos dá muito força…!! Sucesso sempre e espero conhece-la um dia!! Abbraccio!!

    1. Ciao, Marilia! Se este é o seu plano, não desista dele! Cada um faz a sua história, não podemos deixar os outros nos influenciarem! Espero que volte para a Itália em breve! Baci! 😉

  12. Sarahcomentou

    Boa noite Babi,

    Já lhe ocorreu de ler sua história escrita por outra pessoa?

    Estou no 3º ano de arquitetura na PUCPR e adivinha? Estudo italiano desde o primeiro ano…

    Você me fez ver que é realmente possível e não apenas um sonho.

    Te agradeço imensamente,

    Torça por mim, por favor.

    Sarah

    1. Oi, Sarah! Nossa, que bacana!!! Seja determinada naquilo que você quer que tenho certeza que também vai conseguir! 😉 Baci!

  13. Luciana Bianchin Travessocomentou

    Ciao Babi, adorei conhecer a sua história. É o que sempre digo para os meus filhos, se vocês tem um sonho, corram atrás, não esperem cair do céu. Em primeiro lugar, a gente precisa acreditar ?
    Há dois anos tive o privilégio de conhecer a Itália. Cada pedacinho daí, cada italiano que eu via na rua, me faziam lembrar de meus avós que vieram da província de Treviso, de Breda di Piavi e através deles conseguimos nossa cidadania italiana. Adoro ver seus snaps ?
    Eu e minha filha mais nova estudamos italiano há algum tempo e temos o sonho de passar um mês estudando italiano numa escola na Itália.
    Vou correr atrás do meu sonho! Bacione ?

    1. Oi, Luciana! Legal que passou aqui no blog também! Na sessão CULT > Língua Italiana tem um artigo com uma lista de todas as principais escolas de línguas de Florença com um comparativo de valores e vantagens. Pode ser útil para realizar o sonho de vcs! 😉 Bjos e obrigada pela visita!

      1. Luciana Bianchin Travessocomentou

        Estávamos vendo na Scuola Dante Alighieri em Camerino por orientação da minha professora de italiano, mas essa escola esta fechada por um período por causa do terremoto ?
        Mas vou olhar essas escolas em Florenca!
        Muito grata pelas dicas ?

  14. Oi, sou a Manu que te add no snap esses dias. Amei sua história e acredito muito que quando queremos tudo acontece para realizarmos o que queremos.
    Muito sucesso para você! bju

    1. Oi, Manu! Que legal que veio visitar o blog também! 🙂 Obrigada por deixar seu comentário! <3 Sucesso pra vc tmb! Bjos

  15. silvia clara ceruticomentou

    Ciao Babi! Ho scoperto il tuo blog e mi piace tantissimo! Mio padre é italiano di Milano e cosi ho la cittadinanza italiana ! Habito a San Paolo, ho 51 anni e sono inamoratissima dell`Italia ; e da anni voglio vivere in questo paese ! A casa abbiamo la cultura italiana…da mangiare , cultura, musica , mio padre solo vedi la RAI in TV; ( faccio a lui la Pasta Frolla che li piace tantissimo …rrs )…. Chissá ancora riesco a realizare questo sogno da tanti anni e che per una cosa o un`altra non l`ho fatta ancora…Sempre ripetto da sola la stessa frase : ¨Perchè io non sono nata in Italia ? ¨ Baci e auguri

    1. Ciao, Silvia! Si, devi venire!!! Organizzati per realizzare questo obbiettivo! Chiamiamolo “obbiettivo” invece di “sogno”, così sembra più reale! 😉 Baci, grazie della visita!

  16. Barta vercosa de limacomentou

    Olá linda amei a sua história real .muito bom,parabéns, assim que se faz.devemos mesmo lutar pelo nosso sonhos.
    Me chamo Barta morro porto Velho RO.

  17. Isadoracomentou

    Olá Babi, ja fui pra itália e sou completamente apaixonada pelo país, e tenho muita vontade de morar lá durante um tempo. Você pode dar dicas de bolsas de estudos ou de trabalho ai na Itália? Obrigada

    1. Oi, Isadora!
      Na sessão “Vida na Itália”, tem um artigo chamado “10 Dicas para quem sonha Morar na Itália”. Ali vc encontra esta informação que me pediu! 😉 Baci, obrigada pela visita e comentário!

  18. Rodrigo borgescomentou

    Oi! Estasiado com sua história!! Nossa que legal! Minha esposa eh filhas de italianos, minha sogra deseja muito mudar para Itália, minha sogra tem apartamento em verbicaro, na região da Calábria, aqui no Brasil trabalho com execução de obras, instagram.com/borgesaep, sou filho de arquitetos, e estudei arquitetura, mas me voltei para a empreiteira, agora

  19. Yan Aguiar Serafimcomentou

    Olá, descobrir o blog pesquisando na internet.Estou precisando de um guia brasileiro em Florença do dia 11 ao dia 14.
    Vc podeia me ajudar?
    Obrigada pela atencao.

  20. Ivone Regina Aguiar Fialhocomentou

    Você não imagina o quanto sua história me emocionou, amo a Itália, talvez se eu fosse mais jovem, com certeza gostaria de morar nesse país. É algo muito estranho, mas me identifico muito com tudo que há nessa cultura, amei ter conhecido a Itália, um dia pretendo voltar, boa sorte pra você.

    1. Oi, Ivone! Obrigada pela visita e pelo seu comentário! Viver na Itália é e continua sendo um sonho! Espero que possa visitar a Itália várias vezes para apaziguar seu coração! <3 Un bacione!