Como Realizei o Sonho de Morar na Itália

Eu nunca contei para vocês como eu cheguei em Firenze. Decidi fazer uma pós-graduação na Itália quando entrei na Faculdade de Arquitetura em 2004. Na verdade meu sonho foi sempre ir à Roma, a cidade eterna, mas uma oportunidade de estágio em Firenze acabou me trazendo pra cá! Cheguei à Itália em julho de 2009 com uma bolsa de estudos e um estágio de 15 dias em um escritório de arquitetura. Como consegui isto? 

babi_pienza

Sempre tive um interesse especial pela Itália. Uma parte por ser descendente de família italiana e em outro pela arquitetura, pelas construções do Império Romano, o Coliseu, e pela arquitetura renascentista… Tudo isto me encantava! Comecei a estudar italiano no mesmo ano que entrei para a faculdade. Eu vivia escutando musica italiana, colecionava camisetas com escrita Itália, comprava livros e revistas em italiano e vivia dizendo “um dia eu vou morar na Itália”. Não sei quantas pessoas me levaram a sério, mas acho que de tanto que repeti isso o Universo resolveu conspirar à meu favor.
Aconteceu tudo numa terça-feira, dia 14 de Julho de 2009. Estava almoçando sozinha em um self-service perto de casa quando recebi uma ligação que seria o início da minha nova vida. Era a confirmação de um pedido de bolsa de estudos para um curso sobre o arquiteto renascentista Andrea Palladio! Era a bolsa de estudos mais incrível: curso, passagem, hotel e até mesmo alimentação pagos!!! Eu não podia acreditar! Depois de vários tipos de bolsas que já havia pedido, finalmente deu certo! Os detalhes seriam enviados por e-mail, então corri pra casa para conferir que tudo era realmente verdade!
Cheguei! 🙂

Abro minha caixa de entrada e um e-mail em especial salta em frente aos meus olhos. Era um convite para fazer um estágio de 15 dias em um escritório de Florença! O ano de 2009 foi o ano da crise no Brasil. Muitos dos meus amigos recém-formados tinham sido despedidos, o escritório onde eu trabalhava tinha poucos projetos e eu estava trabalhando só meio período. Isto me deu a oportunidade de ir assistir às palestras da feira Revestir em São Paulo. Em uma destas palestras eu me encantei por um projeto ecológico e muito inovador do arquiteto italiano David Fisher. Na hora pensei: “uau! Quero trabalhar com isso!”, e tive a “cara-de-pau” de mandar um bilhete pedindo uma oportunidade no escritório dele. Qual não foi a minha surpresa ao receber uma resposta por e-mail no dia seguinte pedindo meu curriculum e portfólio. Enviei o meu trabalho de TCC que era um Instituto Cultural Italiano em São Paulo (hehe… era o meu lugar dos sonhos!). Depois de 3 meses o convite de estágio chegou! Detalhe: eu começaria em 2 semanas!!!

Desembarquei na Itália dia 25 de julho, um sábado, e dia 27 iniciava o estágio. Eu não seria paga, mas me ofereceram a estadia em hotel e já estava contentíssima! As duas semanas passaram rápido e logo em seguida iriam iniciar as férias de Ferragosto, quando praticamente tudo fecha por ao menos 2 semanas. O meu curso iria começar em Setembro, então aproveitei esses 15 dias para viajar para o Sul da Itália e Paris! Foi incrível!

O curso sobre Andrea Palladio era em Vicenza, cidade natal do arquiteto, na região do Veneto, norte da Itália. Além de mim, tinham outros 10 brasileiros bolsistas. Durou 10 dias, full time e além da parte teórica visitamos simplesmente TODAS as villas projetadas e construídas por Palladio. Um sonho!

071-villa-rotonda
Villa Rotonda, Vicenza

Voltando à Firenze, fui chamada no escritório. Eles tinham gostado de mim e me ofereceram um trabalho, com contrato e tudo! Não podia ter sido mais perfeito! Com a estabilidade no trabalho pude iniciar a minha pesquisa de um curso sobre arquitetura ecológica. Participei de um processo seletivo para uma bolsa integral em Bioarquitetura do Fundo Social Europeu e….consegui! 😀 Foi mais um ano de curso!

Hoje faz exatamente 10 anos que estou na Itália. Na verdade não planejava ficar tanto tempo assim, mas as oportunidades foram acontecendo e o tempo foi passando… me apaixonei pela vida na Itália, pelo vinho, boa comida, belas paisagens… ao ponto de me especializar no recebimento de brasileiros na Itália! Desde 2015 trabalho como guia de turismo oficial e privada em Florença e Toscana! Meu objetivo é de compartilhar com as pessoas que escolheram visitar a Toscana comigo não somente a sua história, cultura e gastronomia local, mas a minha experiência de vida e amor por este país que me fez atravessar o Oceano!!! <3

Se você também tem o sonho de vir morar na Itália, ou qualquer outro sonho, o conselho que te dou é de ir atrás. Mexa-se, não espere que as coisas caiam no seu colo. Mas o mais importante, acredite no seu sonho de verdade e haja como ele já estivesse concreto em suas mãos. Um dia a oportunidade passará por você, esteja pronto! 😉

Este post foi originalmente escrito EM julho de 2015 e atualizado em 01/07/2019 para conter informações atualizadas/completas.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

92 comentários

  1. AvatarAnônimocomentou

    Ciao bella !!! Meu nome é Marco. Ano que vem vou morar em Milano, cidade muito linda também. Seu blog é CLASSE AAA. É lindo, culto e super informativo.Tudo de bom a você. Parabéns !!! <3 Estou divulgando para as pessoas que conheço.

  2. Parabéns, realmente incrível o que lhe aconteceu, resultado da sua busca, mérito do seu empenho, fico feliz de saber de histórias que deram certo, de sucesso. Estou dando os primeiros passos para quem sabe no futuro morar na Itália, tomei essa decisão pelo meu filho de 9 meses, vou pedir a dupla cidadania por meu avô ter nascido na Itália.

  3. AvatarJuliana Benetticomentou

    Uauuuuuuu! Parabéns!

  4. AvatarAnônimocomentou

    Acabei de descobriro seu blog.ssim como vc,sou totalmente pazza pela Itália desde a adolescência.Uma paixão que cresce a cada dia, que até me angustia pq ainda não consegui ir morar,apenas visitar.Eu amo italiano e respiro a lingua italiana 24 horas por dia,Voltei a faculdade,após 21 anos,na tentativa de terminá-la e adquirir meu passaporte para minha nova vida e uma profissão que me permita permanecer e estreitar meus laços com a terra,professora de italiano.O problema que ainda faltam 2 anos,no mínimo,de curso,e estou num momento tão sem expectativas que não queria esperar mais.Queria poder ir já,deixar tudo p trás,recomeçar.
    Sua estória é linda,não podia deixar de te dar parabéns.Todos que conheco me acham louca,isso faz com que me sinta ainda mais triste e solitária.
    Grande abraço e que continue sempre essa pessoa determinada e corajosa!

  5. AvatarAnônimocomentou

    Babi, terminei minha graduação de Tecnólogo em Gestão de Processos Gerenciais e gostaria muito de tentar pós graduações na Itália, uma vez que sempre quis morar aí. Porém preciso justamente de universidades que "banquem" toda a bolsa. Você teria algumas opções para me ajudar? Estou há dias fazendo pesquisas, mas não encontrei nada. Te agradeço. Eli

  6. Oi babi! Adorei o blog, sonho muito em ir para a itália e possuo antecedentes italianos. Você tirou a dupla cidadania? Se sim poderia falar um pouco e sobre valores para isso? Obrigada!!

  7. AvatarTamires Koenigcomentou

    Oi Babi… me vi em você lendo seu relato.
    Também sou arquiteta, AMO a Itália, falo italiano já e meu sonho é morar em Roma… cidade que conquistou meu coração.
    Tentei conseguir uma bolsa do governo italiano para fazer um mestrado na Universidade Roma Tre, mas não consegui. Mesmo com a bolsa, eu teria que ter uma boa quantia guardada e o dinheiro foi acabando pois a crise está grande aqui…
    Ler este seu relato parece que até reacendeu a chama do meu sonho… Espero um dia também morar neste país lindo! Baci…

  8. Oi, Babi sou arquiteta também e tenho esse mesmo sonho, fiz alguns cursos e aulas em Roma por 3 meses, e desde de que voltei ao Brasil não penso em outra coisa se não uma forma de voltar pra Itália para morar, suas palavras foram as mais inspiradoras que já li, obrigado mesmo por compartilhar, porque por onde ando só tentam me dizer que estou louca de querer voltar, mas eu tenho certeza que é isso que quero e estou tentando em vários de todas as formas uma oportunidade seja de bolsa de estudo ou trabalho que estou topando até em outra área, eu amo a Itália e a cada dia essa certeza só aumenta…

  9. Oi, Bernardo! Espero que consiga concretizar seus planos! Enquanto a documentaçao nao sai, vai se preparando com a lìngua! Isso é mto importante! Abraços, td de bom pra vcs!

  10. Oi, Beatriz! Ahhh… as primeiras semanas sao assim mesmo! A gente nao conhece nada, tem um pouco de dificuldade com a lingua… normal! E' ruim, mas é bom tmb! Verdade que o tempo nao ajuda, mas sai de casa, passeia pelas ruas, vai visitar museus… Aproveita! Se vier para Florença, me escreve. Se eu estiver por aì, nos vemos! 😉 Bjos