TOP 10 Artesanato e Palácio 2016

Terminou hoje a 22° edição da mostra “Artesanato e Palácio” nos Jardins do Palácio Corsini em Florença. O evento reúne o melhor do artesanato italiano e a oportunidade de visitar o maravilhoso jardins à italiana projetado no início de 1600 por Gherardo Silvani. Nesta edição de 2016 eu acompanhei bem de perto a feira, pois fui uma das selecionadas para participar do Blogs&Crafts e conto aqui para vocês o melhores momentos destes 4 dias de artesanato e eventos!
 

Palazzo e Jardins Corsini
Palazzo e Jardins Corsini
Palácio e jardins Corsini em Florença

Os Jovens Artesãos de Blogs&Crafts
Para comemorar a 20° edição da mostra em 2014 foi criada esta iniciativa para apoiar 10 jovens que escolheram se dedicar às artes manuais e 10 bloggers que possam viver e contar sobre uma das feiras de artesanato mais prestigiadas na Itália e no mundo.

Moleria Locchi
Todos os anos, entre os cerca de 90 expositores, são selecionados novos artesãos  para expor na mostra Artigianato e Palazzo, Alguns no entanto tem cadeira cativa desde a primeira edição lá em 1995. Este é o caso da Moleria Locchi de Florença que há mais de um século é especializado na realização e restauro de objetos em cristal, vidro de murano e espelho.
Moleria Locchi
Il Tessuto Rinato di Pi-Ka
O tecido renasce nas mãos de Mariarita e Michela, duas amigas especialistas no restauro de tecido que após a aposentadoria resolvem juntar experiências e criatividade neste projeto feito à 4 mãos! São quadros feitos com retalhos de tecido. A inspiração vem do mundo da arte e da natureza, com representação de natureza morta ou reprodução de quadros famosos. Sob encomenda realizam retratos, sempre feitos de tecido, que podem ser fornecidos pelo comitente, ter um valor agregado por contar uma história, com cores e temas que representem a personalidade de quem é representado.
Anarita com seu auto-retrato
Paolo Penko
Número um no design de jóias em Florença, Paolo Penko realiza suas peças utilizando técnicas tradicionais de trabalho com o metal e se inspira na arquitetura e arte renascentista de Florença. Algumas de suas peças são reproduções de jóias que vemos as lindas mulheres Renascentistas usarem quando foram imortalizadas pelas mãos de pintores como Filippo Lippi ou Agnolo Bronzino.
Paolo Penko
Receitas de Família
Um encontro divertido cheio de curiosidades gastronômicas comandado pela Princesa Giorgiana Corsini, proprietária do Palácio onde acontece a mostra. Como uma perfeita anfitriã, ela conduz uma entrevista com autores de livros de receitas enquanto que um chef de cozinha prepara uma das receitas do livro. O encontro aconteceu todos os dias às 18 horas sobre uma tenda montada nos jardins. A degustação era servida em pratos Richard Ginori, marca tradicional de porcelana em Florença que desenvolveu uma linha especial para Artigianato e Palazzo.

 

A degustação era servida em pratos de porcelana Richard Ginori
Os vidros de Laguna B
Todos os dias em dois horários era possível assistir à habilidade dos mestres venezianos realizando peças em vidros coloridos usando a tradicional técnica do sopro! Diante do forno à 1100 °C, em menos de 30 minutos ele realizava um vaso, mas a última passagem para temperar o vidro pode demorar de 1 dia até mesmo 1 mês ou mais! Depende do tamanho da peça.
Laguna B
Visita aos escritórios de Salvatore Ferragamo
Sempre tive curiosidade de entrar no Palácio Spini-Ferroni que passo em frente quase diariamente! Este palácio de fim de 1300 foi comprado pelo Salvatore Ferragamo na década de 30 e abriga loja, escritórios e o museu do sapato. Francesca Piani nos contou brevemente a história de Salvatore Ferragamo, um self made man, que de família pobre e de uma pequena cidade da Campânia conseguiu atingir o sucesso produzindo sapatos cobiçados por todas as estrelas do cinema americano. Trouxe diversas inovações para o universo feminino de sapatos, entre eles, a invenção do salto anabela, uso de materiais inusitados como renda ou pele de peixe.

 

Torta Pistocchi
O milagre acontece aqui: tortas de chocolate deliciosas feitas sem farinha, ovo, manteiga ou açúcar, apenas cacau e pouco leite, ou ainda na versão vegana sem nenhum produto de origem animal. Além da versão clássica e vegana, também tem tortas ao café, peperoncino, amarena e outras frutas. As tortas e chocolates da Torta Pistocchi de Florença já receberam diversas medalhas no Chocolate Awards! O laboratório fica fora do centro, mas você encontra em empórios do centro de Florença, ou em supermercados como a Coop e Carrefour.
Chocolates Torta Pistocchi
Bate-Papo com Giorgiana Corsini e Neri Torrigiani
No segundo dia de feira pudemos conversar com os organizadores e idealizadores da mostra Artigianato e Palazzo: a Princesa Giorgiana Corsini, proprietária do Palácio, e Neri Torrigiani, outra família famosa e tradicional de Florença. As perguntas que fiz foram sugestões de vocês que me seguiram lá no snapchat!
Bloggers do Blogs&Crafts junto de Neri Torrigiani e Giorgiana Corsini
Pergunta de MarcelaSF: Além do Artigianato e Palazzo, temos outra oportunidade de visitar os Jardins Corsini?
– G.C. Além dos 4 dias de mostra, os jardins também estão abertos uma vez ao ano para a “Dimore Storiche”, para a “Giornata FAI”, e para visitas previamente reservadas.
 
Pergunta de Claudia.Batocch: Já pensaram em levar o evento em forma de intercâmbio a outros países, como por exemplo o Brasil, proporcionando uma divulgação e captação  de novos públicos para o turismo toscano e aproveitando o gancho da imigração italiana?
– G.C. A intenção, capacidade e possibilidade exitem. Os artesão estariam felizes em participar, embora tenham que deixar os seus ateliers por um tempo. Com certeza a disponibilidade tem, A questão é que é uma mostra importante que não pode ser feita com trocados, por isto muito cara, por isto quando vamos ao exterior é preciso fazer muito bem as contas e onde encontrar sponsors. Nós fomos ao Japão com 40 artesãos e o patrocínio do jornal financeiro do país que possibilitou  realização da mostra em Osaka e Toquio.
– N.T. Depois fomos à Paris e Los Angeles há 2 anos atrás com a ajuda da Câmera de Comércio e o Istituto Italiano di Cultura. Nos interessa muito organizar estes tipos de projetos.
 
Pergunta de Andrea.Sam: A seleção dos artesãos é feita pessoalmente pela princesa?
– N.T. Giorgiana Corsini, eu e Stefania Ricci que é a fundadora do Museu e Fundação Ferragamo. Este ano recebemos cerca de 100 pedidos para participar do Blogs&Crafts dos quais foram selecionados somente 10. Para os outros 80 lugares disponíveis chegaram cerca de 300 pedidos.
 
Pergunta da Babi: Visto que neste ano o tema da feira são os 50 anos da última enchente do Rio Arno, o que aconteceu aqui nos Jardins? As plantas sobreviveram?
– G.C. A água era a uma altura de cerca 1,5 metro e todo o jardim estava submerso na água. As plantas sobreviveram. Muitas das plantas de limão quebraram, mas foram recuperadas pelos jardineiros utilizando fios de metal numa espécie de costura. Não tem nenhuma fotografia, pois não tinha ninguém da família em casa e nenhum dos funcionários pensou em fazer uma foto, certamente, pois estavam preocupados com outras coisas. As únicas plantas que não sobreviveram foram as azaleias que estavam em cerca de 40 vasos em frente à casa. Não quiseram replantá-las para reduzir o trabalho de recuperação do jardim. Dentro de casa um armário caiu com pilhas de pratos envolvidos em papel de jornal que eu consegui recuperá-los intactos.
Noite no Star Hotels
O Star Hotels é uma rede italiana de hotéis 4 e 5 estrelas presente não somente na Itália, mas também em Londres, Paris e Nova York. Como parceiros do evento, ofereceram à nós bloggers uma noite para provar as mordomias e mimos que eles reservam aos seus hóspedes. Nós fomos presenteados com uma necessaire cheia de presentinhos! Em Florença são três unidades: próximo ao aeroporto, proximo à área business de Novoli e no centro histórico.

 

 

O “Artigianato e Palazzo” acontece todos os anos por 4 dias em meados de Maio. Para ver mais fotos da mostra, visite o álbum da página Facebook do Viva Toscana! Para saber mais, entre no site do evento: www.artigianatoepalazzo.it

 

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Babi, gentileza sua dar crédito a pergunta, engraçado que quando a formulei pensei em colocar um prólogo de considerações sobre o custo do envio da feira para fora da Toscana, adorei toda matéria! Você e a Consuelo qualquer dia destes poderiam fazer uma matéria conjunta sobre suas experiências nesta mudança para a Itália que tem aspectos muito individuais e particulares, mas dava um "sofá na Toscana" , tipo visões de experiências de gerações e vidas distintas, mas com muita paixão em comum, beijo!