Montefioralle – A Perfeita Cidade Bucólica Italiana

Descobri esta cidadezinha por acaso voltando de um passeio no Chianti. Que feliz surpresa! Castello di Montefioralle é considerado um dos borgos medievais mais lindos da Itália! Localizado no topo de uma colina com aos pés Greve in Chianti, é a perfeita cidadezinha bucólica que você espera encontrar na Toscana. Longe do turismo em massa, onde parece que o tempo parou. 

castello-di-montefioralle-10

Montefioralle é uma das cidadezinhas mais antigas do Chianti. Fundada no século XI, inicialmente era um castelo feudal chamado Monteficalle, devido à grande quantidade de pés de figos. Pertenceu às famílias Ricasoli (ligada à invenção do vinho Chianti Classico), à família Benci e aos Gherardini (família ligada à Mona Lisa de Leonardo da Vinci), até 1370 quando foi anexa à Greve in Chianti.
Outro nome importante faz parte da história desta pequeníssima cidade que hoje conta com menos de 100 habitantes: o grande navegador Amerigo Vespucci! Para quem não lembra das aulas de história, refresco a sua memória: Vespucci viveu entre 1454 e 1512, serviu os reinos da Espanha e Portugal em viagens ao “novo mundo”. Foi o primeiro a explorar o Rio Amazonas, a identificar as estrelas do “Cruzeiro do Sul” e a descobrir a ilha de Fernando de Noronha. O continente americano chama-se América em sua homenagem! Vespucci morou nesta pequena cidade e até hoje podemos ver sobre a porta do número 21 o brasão da família, uma vespa e o “V” de Vespucci.
O aspecto atual da cidade é do início do século XVI. As casas foram construídas apoiadas à muralha elíptica utilizando as pedras das torres que foram destruídas durante o ataque do Imperador Carlos V. Em 1630 passou a se chamar Montefioralle, que traduzindo ao pé da letra, significa monte florido!
Passeando pela sua única rua, dificilmente irá cruzar com alguém. O dia do ano que Montefioralle vê mais pessoas é o domingo após a festa de São José (21 de março) quando acontece em sua homenagea Festa delle Fritelle (bolinho de arroz frito)!
Aconselho a visita à esta cidade para quem curte uma viagem no estilo slowtravel, aproveitando o momento e a beleza das pequenas coisas, sem pressa. Aqui você fará lindas fotos das casinhas em muro de pedra, das portas e janelas floridas, dos gatinhos da cidade, da paisagem… Pode degustar alguns produtos típicos se tiver a sorte de encontrar a lojinha aberta! A vida aqui tem outro ritmo!

Deixe seu comentário

11 comentários

  1. Un bel posto! Questa città è divino. In realtà fermato in tempo. Vorrei di vivere in una città come Montefioralle, bella e pacata.

  2. Oi, Anônimo!!!
    Te conto por curiosidade: da última vez que fui à Montefioralle tinha uma casinha em reforma. Cerca de 80 m² divididos em 2 andares, um pouco de jardim e vista maravilhosa. Valor: 1 milhão de euros!!! :O Pequeninha, pacata, bucólica, mas caaaaaara…. 😛 ui!

  3. Adryelle Bonadimancomentou

    Que lugar lindo!! Parece cenário de filme! ♥

  4. Renatacomentou

    Olá, vi seu post eu quero muito ir a MonteFioralle. Mas, estarei em florença e não alugarei carro. Teria como você me dizer a melhor forma de ir até lá ? quero ir somente para passear pelas ruas desse lugar incrível.
    Obrigada,
    Renata.

    1. Oi, Renata! Você tem que pegar um ônibus até Greve in Chianti (linha 365 da Busita) e de lá subir a pé até Montefioralle. Deve dar uns 30 minutos! O caminho é bonito, então, vale à pena! 🙂 Bjos, boa viagem!

  5. eloisa roncaratticomentou

    Ciao Babi!
    sempre uma delicia visitar seu blog ver as lindas fotos e os detalhes que você coloca.
    Ai que saudade.
    muito obrigada
    abraço
    eloisa roncaratti

    1. Oi, Eloisa!!! Obrigada pela sua mensagem! Fico feliz em saber que curte visitar o Viva Toscana! <3 😀 Bjos!

  6. Adrianacomentou

    Olá Babi!

    Primeiramente quero agradecer por esse blog, está me ajudando muito, pois estarei com meu esposo na Itália em junho se Deus quiser.

    Lendo sobre Montefioralle, já quero conhecer, rsrs… Porém surgiu uma dúvida, para quem sai de Florença de carro, é tranquilo chegar ou tem alguns “macetes”? O carro, estaciono onde? Uma vista tranquila por lá, demora quanto tempo + ou – para eu programar melhor meu roteiro? Quero conhecer somente essa parte q vc descreveu, a vinícola q tem por lá não.

    Aguardo e agradeço pela atenção

    1. Oi, Adriana! Montefioralle é linda! 🙂 O tempo de visita vai depender muito de vocês. O vilarejo em si è minusculo e se simplesmente caminhar pela rua principal, em 5 minutos dá a volta completa. Mas se curte parar para fotos, admirar a paisagem, parar para um café, enfim, pode demorar até 1 hora ou mais! É um passeio contemplativo no maior estilo slow travel! 😉

  7. MARILENA MARTINS DE OLIVEIRAcomentou

    Boa noite. Você aconselha a hospedagem em Montefioralle como base para conhecer a região do Chianti? Achei um apartamento para alugar com bom preço, mas o estacionamento é publico, o que acho que equivale a deixar o carro na rua. Obrigada

    1. Oi, Marilena! Dificilmanete você encontrará um apartamento com garagem no mesmo edifícil… Pelas construções serem antigas, não era previsto estacionamento em baixo das casas, então normalmente o estacionamento é na rua. Se tiver garagem, provavelmente fica em outro endereço próximo. Montefioralle é muito pequena mesmo, mas está dentro do Chianti, então tendo um carro a disposição vcs podem se mover em passeios diários! Obrigada pela visita e mns! Bjos e boa viagem!