10 Lugares da Toscana para ver ao menos uma vez na vida

Dentre as 20 Regiões que dividem a Itália, sem dúvida a mais conhecida (e sonhada) é a Toscana! Sinônimo de beleza pela grande riqueza e variedade paisagística, cultural e artística, qualidade gastronômica e vinícola. Aprendemos a conhecer esta paisagem romântica e encantadora nos filmes, publicidades, reportagens de revistas, fotos inspiradoras na internet… Quem não quer viver um dia tudo isso ao vivo?! Selecionei neste artigo 10 paisagens ou lugares “não óbvios” que descrevem esta riqueza e diversidade que transmitem um pouco da essência desta belíssima a amada Toscana! Boa viagem!

Abbazia di San Galgano

Com tantas Abadias lindas e ainda hoje em funcionamento, vocês devem estar se perguntando por que uma igreja em ruínas pode ser tão emblemática. O motivo é a lenda do seu santo e a sua inevitável ligação com a história do Rei Arthur e a Távola redonda. Galgano sofreu sua conversão no Natal do ano 1180, onde, chegando à colina de Montesiepi, fincou sua espada em uma rocha, transformando uma arma em uma cruz. Ainda hoje é possível ver a espada de Galgano protegida por uma vitrine. Na abadia, que já em 1700 se encontrava em situação de decadência e ruínas, foi restaurada no início de 1900 e hoje abriga concertos de música durante julho e agosto.

Abbazia di San Galgano – Foto Andrea Rontini

Viale dei Cipressi

Um dos símbolos indiscutíveis da Toscana é o cipreste, o pinheiro longo que geralmente é colocado em fila a marcar um caminho de entrada à uma propriedade! A rua de ciprestes mais famosa da Toscana é sem dúvida o Viale dei Cipressi na Maremma. Longa 5 Km com mais de 2.500 ciprestes em fila dupla que acompanham o andar ondejado do caminho que liga o Oratório de San Guido ao vilarejo de Bolgheri.

Teatro del Silenzio

Este anfiteatro natural em meio às colinas pisanas foi construído por vontade de Andrea Bocelli, próximo à sua cidade natal, Lajatico. Ele é destinado a hospedar uma vez ao ano um concerto de ópera protagonizado, claro, por ele! No resto do ano, permanece vazio, em silêncio, como diz o seu nome. O símbolo do parque é o lago artificial rodeado por grandes blocos de travertino toscano e com ao centro uma estátua que muda a cada ano.

Fonte: www.lajatico.info/TeatrodelSilenzio.htm

Vinícola Antinori nel Chianti Classico

A Toscana é terra de grandes vinhos e grandes produtores seculares!!! A Família Antinori é a terceira família mais antiga do mundo na produção de vinho, desde 1385! Dentre as suas mais de 20 vinícolas espalhadas pela Toscana e Itália, a Chianti Classico é a mais recente delas. Projetada pelo arquiteto Marco Casamonte e inaugurado em 2012, é um magnífico exemplo de arquitetura contemporânea italiana! Um edifício que é “um pedaço de paisagem” da Toscana.

Barricaia da Antinori Chianti Classico

Terme di Saturnia

Diz a lenda que este complexo de águas termais foi criado por um raio lançado pelo furioso Júpiter durante uma discussão com seu pai, o titã Saturno. Tão antiga quanto a lenda, é o conhecimento dos benefícios destas águas ricas em solfo, carbono, anidrite carbônica, hidrogênio, terrosa,  já utilizada por romanos e etruscos. A Cascata del Mulino é a parte mais famosa, com banheiras em pedra calcária construída naturalmente pelas águas ao longo dos séculos. Encontra-se na estrada Sp10 que liga Montemerano a Saturnia.

Terme di Saturnia – Cascata dei Mulini – fonte: www.cascate-del-mulino.info

Castello di Sammezzano

No início do século 19 surgiu na Europa uma forte corrente estilística definida como “orientalismo” e na Toscana encontramos o maior exemplo italiano de arquitetura deste período! O Castello di Sammezzano, em Regello, foi reformado entre 1853-89 por Ferdinando Panciaticchi Ximenez de Aragona. Em meio às decorações de mil e uma cores e detalhes moresco-orientais, não faltam referências italianas e latinas, em um resultado único e impressionante!

castello_di_sammezzano
Castello di Sammezzano – fonte: www.sammezzano.org

Atualmente as visitas ao Castelo  estão  suspensas. Devido à falta de recursos, o castelo foi vendido em leilão e comprado por uma sociedade dos Emirados Árabes pelo valor de 15 milhões e 400 mil euros. Precisamos aguardar qual será seu destino…

Terrazza Mascagni

Na beiramar de Livorno encontra-se um terraço espetacularmente cenográfico! São 8.700 m² de pavimentação xadrez, feito com 34.800 lajotas preto e branco. Projetado por Enrico Salvais em 1925, o terraço se estende por cerca de 600 metros com vista mar e uma sinuosa e elegante balaustra formada por 4.100 balaústres. Seu nome homenageia o compositor livornês, Pietro Mascagni (1863-1945).

Terrazza Mascagni, Livorno – Foto Andrea Rontini
Booking.com

Fortezza di Monteriggioni

Na Toscana existem diversos vilarejos medievais lindos e apaixonantes! Visitar estes lugares é como fazer uma viagem ao passado! Entre tantos, cito Monteriggioni, pois este burgo surgiu na verdade como uma fortaleza! Ela foi construída no século 12 por Siena para ser um importante ponte de defesa contra a rival Florença. Ainda hoje conserva a sua muralha e suas 14 torres intactas!

Fonte: www.polesine24.it

Giardini di Boboli

Os jardins do Palazzo Pitti, em Florença, ocupam uma área gigantesca de 45 mil m²!!! Foi projetado em duas fases pelos arquitetos Tribolo, Ammanati e Buontalenti seguido por Giulio e Alfonso Parigi entre os séculos 16 e 17 a mando da Família Médici, grão-duques da Toscana. É um dos maiores exemplos no mundo de jardim renascentista, com formas geométricas, túneis de plantas, lagos e grutas artificiais, estátuas e outros monumentos que decoram os seus percursos.

Jardins de Boboli, Palazzo Pitti, Florença

Cave di Carrara

Olhando de longe você vai pensar que se trata de uma montanha nevada… mas se for verão, seria algo impossível! Este são os Alpes Apuanos, no litoral norte da Toscana, de onde desde a época romana é extraído o famoso mármore de Carrara! Usado nas construções de Roma e nas estátuas de Michelangelo, ainda hoje muito valorizado no mundo inteiro. Ver a imensidão destes alpes e pensar nos séculos de extração é impressionante!

Fonte: www.comune.carrara.ms.gov.it

Você já esteve em algum destes belíssimos lugares da Toscana? Conte pra gente o que achou!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

30 comentários

  1. Marlise Santoscomentou

    Amei seu blog.quando for a Italia vou querer visitar esses locais, obrigada pelas dicas

  2. Eliana Bragacomentou

    Estive na Itália em janeiro de 2019. Amei a Toscana, conheci outras localidades, mas não essas. Anotei !!! Itália uma maravilha !!!