Florença à Luz de Velas para a Rificolona

Se você estiver em Florença na noite de 7 de setembro, poderá assistir à uma festa folclórica de raízes religiosa e campestre: a Rificolona! Florença é iluminada por centenas de luminárias à luz de velas, feitas de papel colorido!

fonte: www.thetuscany.net
Tudo tem início provavelmente no século 17. Devotos provenientes do campo e das montanhas ao redor de Florença percorriam quilômetros à pé em direção à igreja de Santissima Annunziata para vigiar a noite que precede o nascimento de Maria (8 de setembro). Para iluminar o caminho, faziam lanternas que eram penduradas em varas.
Embora seja uma festa religiosa, o nome dela tem uma explicação pouco católica… Os camponeses traziam consigo mercadoria para vender na cidade, e a praça de SS Annunziata virava uma verdadeira feira livre. Os jovens da “cidade grande” zoavam estas pessoas simples com musiquinhas que falavam da “fierucolone” (fiera + culone = feira + bundão), referindo-se as camponesas de forma abundante… hehe! A brincadeira evoluiu, e começaram a fazer lanternas com o formato das “fierucolonas“. Logo a palavra foi associada à lanterna e por consequência à festa!
ilustração da Festa da Rificolona na Piazza SS Annunziata
Como participar da festa
Cerca de 600 peregrinos irão percorrer 11 Km da cidade de Impruneta até a Basílica de SS Annunziata. Durante o percurso se unirão outros grupos de peregrinos provenientes dos bairros fiorentinos.
20:00 – A primeira etapa é na Chiesa di Santa Felicita, onde terá a apresentação da Filarmonica Giuseppe Verdi di Impruneta e uma missa ao interno da igreja. 
20:45 – A procissão segue pela Ponte Vecchio em direção à Piazza della Signoria, onde se terá o encontro com as autoridades do governo.
21:10 – Dali, pela Via Calzaioli, chegam até o Duomo, onde o bispo de Florença irá se juntar ao grupo.
21:30 – Continuam pela Via dei Servi até chegar à Piazza SS Annunziata, onde terá o discurso das autoridades, a bênção dos participantes e das lanternas. Segue com a premiação da Rificolona artesanal mais bonita.
22:00 –  Apresentação da Filarmonica Giuseppe Verdi di Impruneta e do grupo “Canto Iris Fiorenza” e missa dentro da basílica de SS Annunziata.

Como ter a sua Rificolona
– Até dia 7 de setembro algumas lojas do Oltrarno estão distribuindo rificolanas em troca de uma doação para a ANT – Associazione Nazionale Tumore. Parece que eles querem fazer tipo uma caça ao tesouro, pois não encontrei nenhuma lista de nome ou endereço das lojas participantes.. 😛
– Dia 7, entre 16:30 e 18:30, tem laboratório para a criançada montar a sua própria rificolona na Giolu (Via Romana 135r), e Cartoleria La Scartoffia (Piazza Santo Spirito 14r).
– No restaurante Tosca, dentro do Mercado Central, terá laboratório para construção da rificolona à partir das 16h em 3 turnos. Reserve com email para: eventi@mercatocentrale.it


Potrebbe interessarti:http://www.firenzetoday.it/eventi/festa-rificolona-2015-quartiere-1-firenze-7-settembre-2015.html
Seguici su Facebook:http://www.facebook.com/FirenzeToday

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.