Férias em um Agriturismo

Tranquilidade, boa comida e contato com a natureza é só o inicio do que um Agriturismo pode nos oferecer. Para uma viagem romântica a dois ou de divertimento em família.
Esta é uma modalidade de turismo muito pouco ou nada divulgado no Brasil. Os agriturismos são empresas rurais que hospedam turistas num ambiente muito aconchegante e acolhedor. É bem comum que a administração seja familiar – o que lhe fará sentir-se o convidado da casa de campo de um amigo – mas também existem as grandes estruturas de hospedagem de importantes produtores de vinho e azeite.

No agriturismo come-se e bebe-se o que a terra produz. Grande parte do que é servido à mesa vem da própria empresa agrícola que lhe hospeda ou dos produtores vizinhos. Valoriza-se os produtos típicos do território que levam a marca DOP, DOC, DOCG, IGT e IGP.
Esta modalidade de turismo existe há cerca de 50 anos na Itália. A maioria dos turistas que usufruem destas estruturas são italianos, estrangeiros representam somente cerca de um quarto do total.
A concepção do agriturismo nasceu para sustentar a agricultura e a pecuária que passavam por um período de crise. Inicialmente o alojamento era muito simples, organizado pelos próprios agricultores. No decorrer dos anos o agriturismo evoluiu e ganhou espaço no setor turístico oferecendo mais conforto e serviços que atendam às exigências do turismo moderno.
Muitos deles seguiram uma especialização, como por exemplo os agriturismos com “fazendas didáticas”, onde é possível acolher grupos escolares para que a criança possa conhecer a vida na fazenda e aprender como se produz os produtos típicos. Outros seguiram a tendência do bem estar e oferecem verdadeiros centros estéticos com massagens e outros tratamentos de beleza. Alguns conseguiram transformar o velho casebre rural em verdadeiras residências de luxo e charme dignas de 5 estrelas, oferecendo serviços especializados à exigente clientela.
Passar uma temporada num Agriturismo é não somente usufruir de toda a estrutura, saborear as riquezas da terra e relaxar no silêncio e na paz do campo, mas também entrar em contato e conhecer de perto as pessoas que vivem, trabalham e criaram aquele lugar. Uma viagem de redescoberta do campo, dos produtos típicos e das tradições antigas italianas.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários

  1. É possível passear em Florença e conhecer alguns locais da Toscana fazendo base em um hotel de agriturismo? Ou é besteira? Eu tenho 5 dias inteiros para conhecer Florença e região, pensei em reservar 2 para Florença e os outros 3 para passeios na Toscana.

  2. Encantada com tudo!!!to apaixonada por Toscana e amei o Agriturismo!Parabéns e muito obrigada

  3. Anônimocomentou

    Olá.
    Meu sono, talvez o único ou maior é poder passar uns dias numa a]trattoria de agorturismos. Não sei como entrar em contato.
    Por favor me ajude,
    Abraços
    Karin