O Gigante do Parque Pratolino

“Giambologna fez o Appennino mas se arrependeu de tê-lo feito em Pratolino”. Se esta gigantesca e fantástica obra se encontrasse em alguma praça do centro de Florença, talvez ela seria uma das maiores atrações da cidade! Porém, para se maravilhar com a criatividade do artista maneirista Giambologna, precisamos visitar o Parque de Pratolino!

“Gigante dell’Appennino” de Gimbologna, Parque Pratolino, Florença

O Parque de Pratolino fica nos arredores de Florença, a cerca de 30 minutos do centro, no alto de uma das colinas que circundam a cidade. Em 1568 Francesco de’ Medici comprou esta propriedade de 20 hectares para a construção de uma das Villas mais extravagantes da Família Medici, “teatro de delícias, de magnificência e conforto” (Joseph Fritsh), com um custo que era mais que o dobro do gasto para a construção do Uffizi!

Veja o tamanho da estátua de Giambologna comparado às pessoas na borda do lago!

A Villa (“mansão do campo”) contava com um complexo sistema de jogos de água, com lagos e grutas artificiais feitos com pedras, conchas, madrepérolas e mármores, progetados pelo arquiteto de confiança do Grão-Duque Francesco I, Bernardo Buontalenti. Para termos uma idéia da maravilha que devia ser esta Villa, basta pensar nas outras obras deste arquiteto, como a Tribuna degli Uffizi ou a Gruta dos Jardins de Boboli.

Lunetta de Utens com a representação da Villa Medicea de Pratolino ao final de 1500, início de 1600.
A Tribuna degli Uffizi é uma das principais salas da Galleria degli Uffizi. Projetada por Bernardo Buontalenti no fim do século 16.

Hoje a Villa Medicea di Pratolino infelizmente não existe mais. Por falta de manutenção e restauro, ela degradou-se ao ponto de ser decidido pela sua implosão em 1820 pelo engenheiro Joseph Fritsch. Restam no entanto no parque, algumas obras do período Mediceo, como o “Gigante do Appeninno” de Giambologna! Uma obra realmente impressionante, não somente pelo seu tamanho gigantesco (14 metros!), mas pela sua pose e materiais usados que, inseridos em um contexto natural, resulta muito fantasioso! Parece de fato um gigante morador de um bosque encantado!

A propriedade foi comprada pela família russa dos Demidoff no início de 1800, que construiram uma nova Villa.
Booking.com

Informações Úteis

O Parque de Pratolino fica a 15 Km do centro de Florença. Chega-se com carro próprio pela Via Bolognese em cerca de 30 minutos, ou com o ônibus número 25, cerca de 35 minutos, com saída da Piazza San Marco de Florença com frequência a cada 40 minutos.

Aberto somente nas sextas, sábados, domingos e feriados dos meses de Abril à Outubro das 10:00 às 20:00. Entrada gratuita.

Para mais informações, acesse o site oficial do Parque Pratolino

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários

  1. Sebastião Soares da silvacomentou

    A Historia e a Arquitetura muito cativante.Vale a pena visitar.
    As amostras e as citações das artes e locais estão de parabéns.

    1. Oi, Sebastião!!! Que legal que curtiu o artigo! Obrigada por deixar seu comentário!

  2. DILMA COELHOcomentou

    GABI. vALE A PENA CONHECER ESTE LUGAR ENCANTADO.

  3. Que maravilha!! Obrigada por nós mostrar tudo sobre Toscana .