10 Itens Indispensáveis para Sobreviver ao Inverno Italiano

Da cidade mais ao norte da Itália, Vetta d’Italia, até aquela mais ao sul, a Ilha de Lampedusa, são 1.291 Km de distância e mais de 8 tipos de clima: do subtropical ao glacial. A média mais baixa de temperatura é registrada ao norte (-3°C/3°C), na região dos alpes e planície padana, enquanto que a média mais alta do inverno se registra no litoral sul (8°C/10°C). Neva na região dos Alpes (fronteira norte da Itália com outros países da Europa) e nos Apeninos (uma cadeia de montanhas que se estende de norte a sul numa faixa central da bota). Dependendo do destino da sua viagem, você vai precisar de mais ou menos camadas de roupa! 😀 Veja como sobreviver ao frio italiano!

 

Monteriggioni
Monteriggioni

1. Cachecol e Luvas

Independente do material, o importante é o cachecol ser largo e comprido para dar ao menos duas voltas  e proteger bem o pescoço. Já o material das luvas influem bastante na prática e conforto. Na minha opinião, os que menos funcionam são as de lã, pois deixam passar todo o frio! As de couro não deixam passar o vento, mas não esquentam, então escolha a opção forrada. As minhas preferidas são as de microfibra, pois esquentam, não deixam passar o vento e são bem maleáveis! Para os climas mais frios, o ideal é a luva sem a divisão dos dedos.

cachecol

2. Casaco

Vamos pensar mais na praticidade que na beleza, pois a escolha do casaco ideal vai influenciar muito no teu conforto durante os passeios que em grande parte acontecem ao aberto. Casacos de couro e jeans só servem para meia estação (outono e primavera), no inverno você precisa de algo mais potente! Na minha opinião a melhor escolha são os “piumino“, casacos feitos com tecido super leve e semi-impermeáveis, revestidos de plumas naturais (à partir de 250 euros) ou sintéticas (á partir de 50 euros), que conseguem te manter aquecido e proteger da chuva. Além disso, são extremamente confortáveis (não pesam como os casacos de lã), e quando enrolados, perdem grande parte do volume, ótimo para levar na mala! Na Itália você encontra praticamente em qualquer loja, das mais populares Zara, H&M, Benetton, até as super marcas Colmar, Moncler e Duvetica.

babi-e-lua-em-ferrara
Em Ferrara com a Lua no meu restaurante preferido: Il Mandolino!

3. Gorro e Chapéu

Eu particularmente sinto muito frio na cabeça e protegê-la do vento frio é indispensável para não ganhar uma dor-de-cabeça! Sempre tenho um gorro básico de lã na bolsa. Mas quando quero um look mais elegante, prefiro os chapéus de feltro ou cashmere.

Coisa mais quentinha!!!
Coisa mais quentinha!!!

4. Hidratante e Base

Vento e banhos muito quentes ressecam a pele do corpo e, principalmente, do rosto e mãos que são as partes mais exposta ao frio! Eu apostaria em comprar hidratantes aqui na Europa, pois eles possuem fórmulas especiais para o clima muito frio! Mulheres, base não serve somente para beleza, mas elas também protegem seu rosto do vento e consequentemente da desidratação. Idem para o batom!

cremes-para-maos
Eu sou uma maníaca por cremes de mãos! Tenho praticamente uma em cada bolsa e em cada canto da casa! O melhor para o inverno é o Neutrogena de dia e o da Mary Kay para passar antes de dormir.

5. Roupas térmicas

Uma boa dica para ficar quentinha sem precisar de roupas muito volumosas é a segunda pele. Camisetas e calças de cores básicas bem justinhas ao corpo, feitas de materiais especiais que ajudam a manter a sua temperatura. Na Itália você encontra na Tezenis, Intimissimi e Decathlon. Uma outra marca muito boa é a Uniqlo, mas você só encontra fora da Itália ou comprando pela internet.

6. Botas e Sapatos

Quando for comprar o sapato da viagem, escolha aquele com solado alto e não inteiramente liso, pois isso ajuda muito a isolar do chão frio. Melhor os solados de borracha, anti-derrapante. Pode ser difícil achar no Brasil, então eu te aconselho deixar para comprar ao menos um par aqui na Europa. Entre as marcas italianas, aconselho a Geox e a Nero Giardini. Uma loja com boa relação qualidade/preço é a Prima Donna que tem linha couro verdadeiro e ecológico.

sapato-de-inverno

7. Palmilha de lã e Meias

Se você for do time que sofre demais com frio no pé (que nem eu), então anote aí umas dicas extras! As palmilhas de lã são deliciosas para esquentar o pé, mas considere que provavelmente terá que escolher um número maior de sapato. Escolhendo a meia certa, o seu pé fica mais quentinho: prefira as que tenham na composição lã ou cashmere e que subam até abaixo do joelho.

palmilha de lã vendida no mercadinho de Natal da Santa Croce.
palmilha de lã vendida no mercadinho de Natal da Santa Croce.

8. Bebidas quentes

Entre um monumento e outro, cai bem a parada em uma cafeteria para uma bebida quente! Chá, café, chocolate e até mesmo um vin brulè (vinho quente)! Esta última tem propriedades que ajudam a combater o resfriado!

cafe-da-manha-2

9. Meia Calça

Nem sempre uso calça no inverno… Como aqui são praticamente 5 meses de frio, chega uma hora que a gente não aguenta mais usar calça e o vestido com meia-calça é uma ótima opção! Na loja Calzedonia você vai encontrar uma escolha incrível de modelos, cores e materiais! As opções ideais para o inverno são as de lã e cashmere. Usando com bota de cano alto, e um casaco comprido, você estará bem protegida do frio!

procacci-01

10. Colete

É uma ótima opção para o esporte! O casaco atrapalha e esquenta demais, então uma boa alternativa é usar um casaco de micropile e o colete de “piumino” por cima. A Decathon tem diversas opções. Também gosto de usar malha de lã e colete de piumino em dias ensolarados de inverno quando sei que vou ficar no sol!

babi-e-lua-sol-de-inverno

Uma última dica! Ao contrário do que poderíamos pensar, quando você ver pela janela dias lindos de sol e céu azul, pode contar que o clima está super frio! Em vez, quando chove, a temperatura é mais alta! Então, não se deixe enganar pelas aparências e confira sempre o site Il Meteo.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

26 comentários

  1. Wilsoncomentou

    Babi, parabéns. Gostei do seu site pelas abordagens distintas, interessantes e úteis. Isso me inspira a tentar explorar um pouco o seu conhecimento. Posso?
    Conheço um pouco da Toscana e da Úmbria e eu e minha esposa pretendemos morar por aí. Entre Arezzo e Perugia, qual delas lhe encanta mais como cidade para residir? Haveria alguma razão para a sua escolha?
    Desde já lhe agradeço, Babi.
    Wilson

    1. Oi, Wilson! Fico feliz que curtiu o blog! 🙂 Olha, não vou a Perugia tem algum tempo…então minha opinião sobre a cidade não está “atualizada”, digamos” haha! Arezzo é uma cidade bem interessante! Por sinal, postei há algumas semanas atras no meu canal youtube um video sobre ela! Assista! O tema na verdade é estudar italiano em Arezzo, mas eu falo sobre várias coisas interessantes sobre a cidade que podem ser úteis tmb para a sua escolha! 😉 Um abraço!

  2. Márcia lunardellicomentou

    Estou adorando as dicas. Vou para Florença em final de Fevereiro e acho que o vivatoscana vai me ajudar muito.

  3. Rogerio Fanchiotticomentou

    No vejo a hora de colocar em pratica as dicas. Grazie mille.

  4. José Carlos Fraguglia Quentalcomentou

    Bom dia (Buongiorno) li toda a matéria (voltada para as meninas) sobre o inverno, foi muito interessante tenho planos de morar na Itália mas o inverno me assusta, afinal moramos no Brasil um grande abraço!

    1. Oi, José Carlos! O frio da Itália não é tanto rigoroso! Ainda mais no sul do país! As dicas valem tanto para homens quanto mulheres… não tinha fotos de homens para exemplo, mas ficou uma sugestão! 😉 Obrigada!

  5. Oi, Babi , estou indo na 2a quinzena de outubro para Florença, Veneza Roma e Milão.Gostaria de dicas sobre que roupa levar . Pois só tenho direito a uma mala 25k. Irei passar 10 dias .

  6. Reginacomentou

    Oi! Adorei tuas dicas! Práticas e certeiras!

  7. Daniellecomentou

    Oi Babi,

    Pretendo conhecer parte central e norte da Itália (ainda estudando o roteiro)…Gostaria de sua ajuda, estamos em 6, eu e meu esposo, duas filhas 10 e 14 anos e meus sogros.
    Queremos alugar uma casa até R$ 300,00 a diária, será que consigo?
    Meus sogros e esposo já conhecem boa parte da Itália eles e minhas filhas já tem cidadania italiana, eu entrarei com a minha em breve!
    Estamos pensando em ficarmos entre 15 ou 20 dias…Vc pode me ajudar?

    1. Olá, Danielle! Os valores das diária variam muito de acordo com cada cidade e endereço. Te aconselho usar o Booking.com (janela aqui ao lado) e colocar nos filtros de pesquisa o seu budget de diária. Abraços! Boa viagem!