O Misterioso Desenho de Michelangelo

Na fachada principal do Palazzo Vecchio, atrás da estátua de “Hércules e Caco“, encontramos em um dos blocos de pedra uma curiosa figura desenhada em relevo de perfil. Este ato de “vandalismo” foi feito por nada mais, mada menos que Michelangelo Buonarroti! Mas acho que podemos dar um desconto, não?! 😉

São duas as lendas que explicam porque o mestre resolveu retratar o homem misterioso: uma delas diz que Michelangelo sempre que atravessava a Piazza della Signoria era interrompido por um desagradável conhecido que o importunava com suas histórias desinteressantes. Um dia, entediado com a situação e sem escape, aproveitou que havia em mãos seus instrumentos de escultor e com as costas e mãos voltadas aos muros do Palazzo Vecchio, esculpiu o perfil deste “Importunante” (L’importuno), nome com o qual os fiorentinos se referem à esta figura.

Estátua de Hércules e Caco de Bacio Bandinelli

A outra lenda narra que o homem retratado era um preso condenado à morte. Naquela época os criminosos eram condenados a ficarem expostos na praça com mãos e cabeça presos à um tronco, vulneráveis assim à punições físicas e às humilhações da população fiorentina. Michelangelo estaria assistindo à uma dessas cenas com as costas voltadas ao Palazzo Vecchio e esculpiu o perfil do condenado de costas.

Verdade ou não, nunca iremos saber! Resta a magia da lenda! Quando passear pela Itália, abra os olhos! As cidades são cheias destas curiosidades à cada esquina!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.