Parabéns Itália!

Hoje comemora-se 150 anos da união italiana! No dia 17 de Março de 1861, Vittorio Emanuele II, da família dos Savoia, então Rei da Sardegna, foi coroado Rei da Itália. Mas o protagonista da História que regeu a Guerra de Independência e possibilitou a unificação dos 7 Reinos em uma nação foi Garibaldi, o Conquistador dos dois Mundos. Porque este título? Lembram-se do Thiago Lacerda no seriado da Globo “A Casa das 7 Mulheres”? Ele interpretava Garibaldi que ajudou os revolucionários do sul na Guerra dos Farrapos. Ele também faz parte da nossa história!
Piazza della Republica
Piazza della Signoria
E assim , neste ano, foi decretado feriado nacional e as cidades se vestiram das cores da bandeira: verde para a esperança, branco para a fé e vermelho para o sangue derramado na guerra de unificação. Eu nunca havia visto tanto patriotismo! Nem mesmo na Copa do Mundo vi tantas bandeiras penduradas nas janelas, varandas e lojas! O povo italiano é regionalista, por reflexo de sua antiga (mas nem tanto) organização geopolítica em reinos. Por isso, antes de ser italiano, sou napoletano, sou sardo, sou pugliese, sou siciliano… Mas na noite de ontem, quando várias manifestações de comemoração se desenvolveram nas praças fiorentinas, todos levavam o “tricolore italiano” em balões, bandeiras, broches, lenços e fitinhas que os lembravam que há 150 anos eles são ITALIANOS.

Piazza Santa Croce

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  1. Claudia Baggi Gonzalezcomentou

    Ciao Barbara,
    Che bello!!!
    Il 17 marzo ho cercato sui giornali italiani le notizie sull'anniversario dell'unificazione. Ne ho trovate alcune, ma il tuo piccolo racconto con le foto di Firenze di sera sono bellissime. Interessante quello che ai detto sul regionalismo. È proprio così.
    Un bacione
    Claudia