Arte Contemporânea invade Siena e Florença!

Siena e Florença foram invadidas por obras de arte contemporânea de dois artistas de fama internacional! Os animais coloridos e gigantes da Cracking Art estarão espalhados pelas ruas medievais de Siena até o fim deste mês. Enquanto isso, na Piazza della Signoria de Florença acaba de chegar a estátua de Pluto e Prosérpina do americano Jeff Koons que estará exposta até o fim do ano.
pluto-e-prosepina_jeff-koons


A Cracking Art é um grupo de 6 escultores fundado em Biella (Itália) em 1993 que utiliza plástico reciclado para fazer as suas esculturas de animais super coloridos e decisivamente fora de escala! As instalações da Cracking Art invadem o espaço público de modo inesperado, de praças à lugares do quotidiano, como os supermercados. Em Siena, eles se encontram por todos os lados! Ficaram expostos até dia 31 de outubro.

cracking-art-siena

Em Firenze, a chegada da ultra moderna estátua de Jeff Koons entre o David de Michelangelo e a Judith e Oloferne de Donatello causou (claro) polêmica… Jeff Koons é um artista neo-pop, conhecido pelas suas esculturas de gosto kitsch que representam o “american way of life” e sua tendência ao consumismo. A estátua de Pluto e Prosérpina é feita em aço inox, alta mais de 3 metros e pesa 2,2 toneladas.
pluto-e-prosepina_jeff-koons-2

Dentro  do Palazzo Vecchio está exposta outra obra do artista da série Gazing Ball. Um calco em gesso do Fauno Barberini (estátua romana do século 1 a.C. encontrada em 1632 em Roma e que hoje se encontra na Gliptoteca de Mônaco) com uma esfera azul brilhante em equilíbrio. Ficará exposta até dia 28 de Dezembro.

fauno-barberini_jeff-koons
Fauno Barberini por Jeff Koons – fonte: www.intoscana.it

Quando a arte ou a arquitetura contemporânea encontra os estilos do passado, sempre acontecem polêmicas e divergências. Eu gosto muito dos contrastes que elas criam e pelo seu tom ao mesmo tempo provocatório e de reflexão. Espero que a Toscana e Itália promovam mais instalações deste tipo! O que você acha?

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.