Como Fazer um Aperitivo Italiano em Casa

Este fim de semana ofereci à amigos um aperitivo no terraço com vista para Firenze. Eu e meu namorado organizamos os comes e bebes. Escolhemos ingredientes frescos como frutas e verduras, pois aqui estamos em pleno verão, combinando com produtos típicos italianos, como o presunto crú e a mozzarella. Fotografei o passo-a-passo para ensinar pra vocês como fazer um aperitivo italiano em casa!
Ingredientes:
– Melão cantaloupe
– Tomate cereja
– grapefruit (toranja)
– endívia
– pepino
– cenoura
– salmão defumado
– presunto crú
– atum em lata
– queijo brie
– cream cheese
– mozzarella de búfala
– burrata
Barquinhas com patê de atum
Lave e seque bem todas as folhas de endívia. Em uma tigela, misture o cream cheese com uma lata de atum. Tempere com sal, azeite extra virgem de oliva e salsinha picada. Com uma colher de chá, preencha o interno de cada “barquinha”. Decore o prato com folhas.

Espetinho de Presunto e Melão

Pode parecer estranha como combinação, mas te garanto que essa mistura doce e salgado é fantástica e muito comum por aqui! Corte o melão ao meio e limpe as sementes. Com um “boleador” (também usado para manteigas), crie as bolinhas de melão. Junte o melão e o presunto com um palito 

Espetinho de Salmão, Mozzarella e Grapefruit
Corte a mozzarella de buffala em dados, pequenas fatias de salmão defumado e somente o coração do grapefruit (sem a parte branca para o amargo não atrapalhar o sabor). Una tudo com um palito.

 Eu utilizei travessas retangulares em cerâmica branca e vidro para servir os espetinhos à mesa.

Bruschetta
Corte os tomatinhos cereja em quatro e tempere com sal, pimenta, azeite extravirgem de oliva e manjericão fresco. Sirva com torrada ou com fatias de pão italiano torradas no forno.
Salada Caprese
A Caprese original é feita com fatias de mozzarella de búfala e tomate para salada. Aqui, em uma versão mais refinada, usamos uma burrata inteira (um tipo de mozzarella de búfala muito fresca) partida ao meio com os tomatinhos cereja temperados para a bruschetta. Finalize com um fio de azeite.
Patê de rúcula
Lave a rúcula, corte em pequenos pedacinhos e junte com maionese. Se necessário use um mixer. Sirva com torradinhas.
Escolha uns dois tipos de queijo e sirva-os inteiros sobre uma tábua de madeira. Nós escolhemos o Brie e o Camoscio d’Oro.
Utilizei um serviço de pratos coloridos com souplat acompanhando a cor. temperos frescos como arranjo de mesa e lanternas com velas. As cenouras e pepinos foram cortados em forma de palito e colocados dentro de copos. 
Os vinhos que acompanharam o aperitivo eram todos brancos:
– Vermentino Bolgheri 2013, Tenuta Guado al Tasso
– Chardonnay Umbria 2013, Castello della Sala
O dia estava limpo, sem nuvens, e o pôr-do-sol foi maravilhoso! Tim-Tim!
Faça uma foto bem bonita do seu aperitivo, e mande para o Viva Toscana! vivatoscana.fi@gmail.com Ela poderá ser publicada na página Facebook! 🙂

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários

  1. Nossa. Morri de inveja (no bom sentido). Amei as sugestões. Beijinhos no seu coração ����