FLO Concept Store – Quando a Moda Encontra o Social

Em busca de novidades para o Blog, descobri uma loja no centro de Firenze que propõe um novo approaching à moda e design. Trata-se de um concept store que propõe unir moda e luxo ao social e ecológico. Raras são as vezes que encontramos estas palavras utilizadas em um único contexto, verdade? Por isso achei que valia à pena dar um pulo na loja para conferir os artigos e contar pra vocês! 🙂

Por trás de cada produto tem uma história com um propósito social ou ecológico. Trata-se de produtos feitos à mão, exclusivamente made in Italy, quase sempre peças únicas. 
Elizabetta Renzoni, uma das proprietárias de Flo, idealizou esta concept store para apoiar as pessoas desfavorecidas de alguma forma, seja socialmente, fisicamente ou psicologicamente. De fato, Flo é uma cooperativa social que serve de vitrine à estes pequenos artesãos. 


Ao contrário do que se espera quando falamos de produtos frutos de cooperativas sociais, os artigos selecionados pela Flo são atentos à qualidade estilística e ao passo com a moda.

O conceito ecológico já se faz transparecer na decoração da loja que reutiliza objetos e móveis antigos dando uma nova função. Muito original a solução de usar cabeceiras de camas em madeira como varão para as roupas!

Adorei estas capas de almofadas sobre o sofá! Elas são feitas reutilizando as telas de banners publicitários instalados na cidade que seriam destinados ao lixo!

Outro exemplo de produto ecológico são estes broches e gargantilhas feitas com gravatas.

A artesã Rossela Rossi produz exclusivamente para a Flo estas bolsas feitas com lenços de seda. O outro modelo de bolsa é produzida em Etiópia por uma associação das viúvas de guerra, sobre o desenho de um designer milanês que já trabalhou para a Moscchino.

A Flo Concept Store fica no Lungarno Corsini, 30, de frente ara o Rio Arno. Mais detalhes, no site: www.flo-firenze.org

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  1. Oi Babi, q linda essa loja! Nunca estive e fiquei curiosa para ir conferir. Vou dar uma passada por là em breve… Beijo, D