As Mais Antigas e Tradicionais Cafeterias de Firenze

1. Gilli (1733)

Inaugurada pela família suíça Gilli, há mais de 2 séculos atrás, o atual “Gilli” chamava-se “La Bottega Dei Pani Dolci” (a loja do pão doce) e se encontrava em outro endereço de prestígio em Firenze: Via de’ Calzaiuoli. No inicio do século passado se transferiu para a Piazza della Repubblica, então Piazza Vittorio Emanuele, que naquela época se tornava um local de encontro de literários, filósofos e intelectuais como Doni, Caligani, Pozzi, Ferroni e Pucci.

Piazza della Republica esquina com Via Roma
http://www.gilli.it/

2. Le Giubbi Rossi (1800)

Foi a primeira cafeteira da Piazza della Repubblica, fundada pelos irmãos alemães Reininghaus. Seguindo a tendência da época, os proprietários vestiam os garçons com ternos vermelhos (giubbi rossi), à moda de Vienna. E assim passou a ser conhecido como “o bar daqueles com o terno vermelho” já que os italianos tinham dificuldade em pronunciar o nome alemão.

Piazza della Repubblica 13/14r
www.giubberosse.it

3. Paszkowski (1846)

O nome do primeiro proprietário era Karol Paszkowski, polonês pioneiro da industria cervejeira na Itália. De fato inicialmente o local era uma fábrica de cerveja. Paszkowski era Cônsul Honorário da Republica da Polônia,  muitos de seus conterrâneos vinham ao seu encontro e assinavam um registro intitulado “Polska we Florencji ” (A Polonia em Firenze) que se perdeu durante a enchente de 1966. No fim do século XIX Paszkowski se tornou um “café literário”, onde Prezzolini, Soffici, Papini, D’Annunzio, Montale, Saba e Pratolini foram os seus clientes mais ilustres.

Piazza della Repubblica 35R
www.paszkowski.it

4. Caffè San Marco (1870)

No início recebeu o nome de “Caffè Fanti” em homenagem ao General Manfredo Fanti cuja estátua se encontra no centro da Piazza San Marco. Desde sempre um “café literário” frequentado por filósofos, artistas, pintores, professores e estudantes da Universidade e Accademia de Arte que se encontram nas proximidades.

Piazza San Marco 11R
www.grancaffesanmarco.it

5. Rivoire (1872)

Quem fundou a Pasticceria foi Enrico Rivoire, o doceiro da Família Real dos Savoia quando Firenze deixou de ser a capital da Itália, em 1872. Há mais de um século se encontra em local prestigioso de Firenze, dentro da Piazza della Signoria, com uma vista privilegiada para o Palazzo Vecchio e a Loggia dei Lanzi.

Piazza della Signoria esquina con Via Vacchereccia
http://www.rivoire.it/

Atenção aos preços! Não se esqueça que eles são diferentes para quem consome em pé no balcão ou sentado à mesa! Sem falar do coperto! Verifique o menú antes.

Crédito fotos: todas as imagens foram retiradas dos respectivos sites.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.