5 Motivos para Visitar Fiesole

Fiesole é um pequeno vilarejo que se encontra à poucos minutos de Florença, sobre uma das colinas que rodeiam a cidade berço do Renascimento. É uma cidade ainda mais antiga que Florença, pois possui origens etruscas, o povoado que ocupava a Toscana, então Etruria, nos séculos antes de Cristo. Por este motivo, muitas vezes é chamada de “a mãe de Florença”. Já escrevi algumas vezes sobre Fiesole aqui no Viva Toscana, pois esta é a cidade que escolhi para viver!

Piazza Mino da Fiesole

Se esta não é a sua primeira vez em Florença, ou se você decidiu dedicar alguns dias à mais da sua viagem para ficar em Florença e conhecer melhor a Toscana, eu sugiro um passeio de meio período por Fiesole! Veja o que fazer durante a sua visita:

Vista para Florença

Já durante a sua subida para Fiesole, de ônibus ou carro, o panorama vai ser encantador… devagarinho saímos do centro habitado de Florença e começamos a subir por um caminho tortuoso entre árvores e ciprestes, até chegar à San Domenico, de onde você verá as 3 colinas de Fiesole logo à sua frente. Continuando a subida e ganhando ainda em altura, de repente o panorama se abre e… lá está ela… a imensa cúpula de Brunelleschi e toda Florença vista de cima!

Colina de Fiesole
Colina de Fiesole – entre as duas colinas, se vê o campanário do Duomo

Chegando em Fiesole, tem dois caminhos para se fazer a pé e ter a vista de Florença: um é subindo a colina de San Francesco, onde fica o monastério (séc. 11), e a outra é seguir a Via Giuseppe Verdi e Via de Monte Ceceri.

Igreja de San Francesco
Igreja de San Francesco – dentro tem um museu gratuito com objetos trazidos pelos missionários enviados pelos 4 cantos do mundo

Sítio Arqueológico Romano-Etrusco

Esta é a principal atração cultural de Fiesole, o seu sítio arqueológico que conserva as três estruturas principais da civilização romana: o Teatro, o Templo e as Termas. Quando os romanos dominaram Fiesole em 90 a.C. reconstruíram a cidade sobre antiga cidade etrusca.

Teatro Romno
Teatro Romano

O Teatro Romano, em bom estado de conservação, hospeda nos meses de Junho e Julho a Estate Fiesolana, um festival de música e teatro à céu aberto onde até Milton Nascimento já se apresentou!

Área Arqueológica
Área Arqueológica

Também faz parte do complexo arqueológico o Museu Etrusco que conserva parte das decorações dos edifícios, estátuas, vasos e estatuetas votivas de época etrusca e romana. Uma sessão do museu é dedicada à civilização Longobarda, que ocupou Fiesole entre séculos 6 e 8 d.C.

Piazza Mino

Mino da Fiesole foi um importante escultor renascentista de 1400, homenageado na praça principal da sua cidade natal. Este é o coração de Fiesole, endereço do Duomo de San Romolo (séc. 11) e do Palazzo Pretorio (séc. 14, atual prefeitura). Ao centro da praça temos uma estátua equestre em bronze com o encontro de Giuseppe Garibaldi e Vittorio Emanuelle II, primeiro rei da Itália.

Piazza Mino da Fiesole
Piazza Mino da Fiesole e Duomo de San Romolo

Ao redor da praça ficam os restaurantes, bares e sorveterias com suas mesas na calçada, sob a sombra das árvores, um lugar aconchegante e convidativo para almoçar, jantar, ou mesmo curtir um aperitivo!

Arte e Artesanato

Quase todos os domingos, a Piazza Mino da Fiesole hospeda o mercadinho de artesanato, gastronomia e artigos vintage. Por este motivo, se você conseguir encaixar a sua visita à Fiesole neste dia da semana a chance de ver o mercadinho é grande! Caso contrário, não deixe de dar um pulo na loja da CoBalto, que reúne a produção artística de 5 ceramistas de diferentes nacionalidades.

Feira de artesanato e gastronomia (quase) todos os domingos na Piazza Mina da Fiesole
Feira de artesanato e gastronomia (quase) todos os domingos na Piazza Mino da Fiesole

A Prefeitura de Fiesole organiza regularmente ao longo do ano exposições de arte contemporânea que se apresentam parte na Piazza Mino e parte dentro do sítio arqueológico, ou mesmo na sala em baixo da prefeitura. Em 2017, por exemplo, recebe as obras do escultor Sauro Cavallini.

Beleza Natural

Fiesole é famosa pela sua beleza natural e paisagística. As villas centenárias construídas ao redor do centro conservam jardins à italiana, com desenhos geométricos, decorados com fontes e esculturas, e jardins românticos com seus bosques de ciprestes. Alguns deles são abertos à visitação, como a Villa Peyron ou a Villa Medici (somente sob reserva).

Primavera_09

Se você curte trekking, vai gostar de visitar o Parque de Montececeri, famoso por ter sido escolhido por Leonardo da Vinci para seus experimentos de voo no início de 1500. O parque possui cerca de 44 hectares de área protegida, com diversas trilhas que passam pelas antigas “cave di Maiano”, cavernas que foram abertas quando esta era uma área de extração de pedra serena, e espaços para pic-nic. Uma das trilhas conduz até o topo da colina, à 415 m. de altitude, onde fica o Piazzale Leonardo da Vinci.

Como Chegar

  • Ônibus urbano Ataf (Linha 7): a corrida parte de Florença na Via La Pira (perto da Piazza San Marco) e em cerca de 20 minutos chega à Piazza Mino da Fiesole. A frequência é de cerca 15-20 minutos e o bilhete custa 1,20 euros. Aconselho comprar antecipadamente nos Tabacchi, pois nem sempre o motorista tem disponível.
  • Taxi: a corrida de Florença até Fiesole fica em torno aos 20-25 euros. Para chamar o taxi: 055 4242 ou 0554390
  • Carro: É possível estacionar à pagamento ao longo da Via Portigiani, Piazza Giuseppe Garibaldi ou Piazza del Mercato. Estacionamento gratuito na Via Giovanni Dupré e Via delle Mure Etrusche.
Subida para Fiesole
Subida para Fiesole

Passeio Guiado Comigo!

Você pode conhecer Fiesole em minha companhia, com informações históricas e artísticas, conhecendo os moradores e comerciantes! O passeio dura cerca de 3 horas e inclui café-da-manhã ou aperitivo típico toscano. Veja mais informações sobre o Passeio em Fiesole aqui!

Eu e Lua no mirante de San Francesco
Eu e Lua no mirante de San Francesco

 

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. SISSI FLOREScomentou

    Babi, que post lindo. Dá cada vez mais vontade de voltar a Itália e a esse lindo lugar. E desta vez visitar e conhecer todas essas atrações históricas também. E que legal vc fazer um tour em Fiesole também. Bjs e sucesso.

    1. Oi, Sissi!!! Tenho certeza que em breve você estará aqui de volta!!! 🙂 Obrigada por deixar seu recadinho! Baci!