Viver no Sul, Viver no Norte da Itália

A convidada deste mês para falar sobre “Vida na Itália” é a Patrícia, de Caxias do Sul (RS), que vive aqui desde 2010. A Patrícia teve a experiência de viver em duas realidades da Itália, em Florença (centro-norte) e em Tricase (extremo sul), e conta para a gente as diferenças, vantagens e desvantagens entre elas.

florenca-tricase
Tricase e Florença

Por Patricia Casara Costa

Depois de ter vivido 3 anos em Florença, cidade onde nasceu minha filha, nos mudamos para o sul de Salento que fica na região da Puglia, na ponta do salto da bota. A região é conhecida pelas praias de águas cristalinas e belíssimas paisagens. Mas quando chegamos aqui, encontramos muito mais que uma natureza maravilhosa.

Allan e Patricia
Allan e Patricia

O povo pugliese é acolhedor e aberto às amizades, muito parecido com o povo brasileiro e diferente dos fiorentinos que, do meu ponto de vista, são mais fechados. A cultura, a música e a dança (Pizzica), são passadas para as gerações mais novas, fortificando as raízes e mantendo as tradições. A maioria das pessoas comem o que plantam ou compram de agricultores locais. Verduras frescas e em abundância são a base da alimentação, sem falar no peixe fresco e frutos do mar, combinação perfeita com a “pasta” feita a mão.

Logo que cheguei, os preços mais baixos da alimentação e do aluguel me surpreenderam. Em Florença, por um apartamento de 90 metros quadrados, pagávamos 850 euros. Aqui, por um apartamento um pouco maior e novíssimo, pagamos 400 euros mensais! O difícil foi encontrar um local com calefação a gás metano!!! Sim… aqui eles usam um sistema a gás óleo que custa uma fortuna!! De qualquer maneira, o custo de vida é muito mais baixo.

tricase-02

Quando recebi a noticia da mudança, confesso que fiquei um pouco apreensiva, trocar a Toscana pelo Sul… será? E as escolas? O dia a dia? O que não esperava era encontrar esse lugar lindíssimo, de gente boa e batalhadora. Ao longo do tempo fiz amizade com pessoas “locais” que me mostraram esse espirito generoso do povo daqui. Na nossa cidade (Tricase) tem poucos estrangeiros, exemplo disso é que somos os únicos brasileiros, o que não acontece em Florença, mas isso se dá pela falta de trabalho na região. O Sul, por ser menos desenvolvido, sofre mais com o desemprego que atinge os italianos em geral.

Por um outro lado, o bar onde meu marido trabalha, Farmacia Balboa,  se tornou um local conhecido e badalado. A escolinha da minha filha oferece tudo que uma criança precisa para crescer bem! A média de criança por sala de aula é de 20 alunos, horário integral (das 8 às 15:30), almoço com menu revisado por uma nutricionista, alimentos orgânicos e seção bilíngue. Uma escola assim custaria no mínimo 450 euros em Florença, enquanto que aqui pago somente 80 euros.

tricase-01

Morando em uma cidade pequena e sem violência posso fazer quase tudo a pé. De carro as distâncias são curtas e o tráfego praticamente não existe, bem como o transporte publico, um ponto negativo daqui! Com a chegada do verão e o aumento do turismo, os horários de ônibus aumentam. Na cidade de Brindisi fica o aeroporto mais próximo (93,7km) com vôos domésticos e internacionais. A Ryanair (companhia aérea lowcost) possui vôos para vários lugares inclusive para o exterior. Dos pequenos “comunes” (cidadezinhas) existem linhas de trens para a cidade de Lecce de onde se parte para o resto da Itália.

Apesar das dificuldades econômicas que o Sul enfrenta, temos mais qualidade de vida agora, mas, com certeza, meus passeios pelo centro histórico de Florença e os almoços entre os amigos no Chianti serão sempre motivos de saudades!!! Sem falar nos vinhos!!!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

24 comentários

  1. Julianacomentou

    Gostaria que me indicasse qual a melhor cidade para dar entrada nos documentos para a dupla cidadania.
    Já marquei para abril minha ida a Itália, pois ja estou com toda a documentação pronta. Só estou em dúvida onde ficar.
    Obrigada pela sua atenção.
    Gostei muito de teu blog

    1. Oi, Juliana! A melhor opção é sempre contratar o serviço de um assessor, que à princípio pode parecer caro, mas ele evita que você perda tempo, o que significa dinheiro… Caso faça sozinha o processo, procure por comune (cidades) pequenas, com menos de 10-15 mil habitantes, pois o processo corre mais rápido! Abraços e boa sorte!!! 🙂

      1. Anacomentou

        Olá Babi, estamos pensando em ir para o Sul, temos cidadania e uma filhota q nos fez pensar muito. Nossa única dúvida é sobre trabalho. Como está hoje? Abs!

      2. Olá, Ana! A situação economica da Itália inda não se regularizou 100%… Não é fácil achar emprego, mas por outro lado, tmb credito que cada um faz a sua história e percorre a sua estrada… Tudo depende de você e das oportuniddes que você gerar. Não ser fácil, claro, então venham economicmente preparados par se sustentar por ao menos um ano inteiro.

  2. Lucia Boriocomentou

    Maravilhoso esse país!!!

  3. Dinahcomentou

    Estive em toscana em abril deste ano e adorei! Gostaria de morar lá…. Mas tenho família aqui no Brasil…. filhas, genros e netos. Fica muito difícil… Mas uma grande parte do meu coração ficou aí. Bjs

  4. alexandercomentou

    Se possível, tem como falar sobre Chioggia e Sottomarima?

  5. Tinacomentou

    Bons comentários! Agora de repente vc pode me ajudar com uma orientação. Já adquiri minha cidadania mas agora alguns de meus familiares gostariam tá. Você conhece alguma comune que possa fazer mais rápido ? ?

  6. MARCELINO SILVAcomentou

    Com certeza e de grande ajuda suas dicas, tenho grande interesse em passar um bom tempo na Itália, principalmente tenho interesse em ter novos estudos e que meu filho caçula tenha crescimento cultural de primeira como ea riqueza da cultura italiana..mas me explique, em termos de atendimento de saúde público , como funciona? temos de ter seguro-saúde mesmo residindo no país? No meu caso pretendo fazer algum curso de mestrado e aprender mais o idioma… e para s comprar algum imóvel? gostaria muito de passar uma temporada no minimo de 5 anos..Amo a cultura Italiana!!

  7. Andreacomentou

    Adorei a matéria , estou louca para sair do Brasil e ir morar na Itália. Gostaria muito se saber sobre franquias na Itália , preferência pela marca Kikos de Milão ou da marca de calças e meias Calzedonia você teria como me passar algumas dicas ?

    1. Oi Andrea! Acredito que no site destas empresas você encontrará estas informações que procura! De qualquer forma, são lojas que funcionam sempre, incrível!!!

      1. Andreacomentou

        Obrigada , em breve estarei por aí …..

  8. MAURICIOcomentou

    Ola Babi…..

    O que faria um servidor público concursado, federal, que ganha 15.000 por mês, largar o Brasil e ir morar na Itália?

    1º – cidadania Italiana, em setembro/2017;
    2º – fugir da violência do Brasil;
    3º – qualidade de vida;
    4º – parar de ver que os impostos que pagamos são roubados diariamente;
    5º – não pegar mais dengue, calazar, chicungunha, e outros artroses tropicais;
    6º – não ter mais contato com o “jeitinho brasileiro”;
    7º- saúde acessível;
    8º – educação para os filhos;
    9º – clima formidável;
    10º – custo de vida menor, incrível que pareça!! pois pago 800 conto de plano de saúde, e 500 de educação!
    11º – cidades limpas….
    12º – estradas sem buracos;
    entre outras…claro, morar onde meus bisavós nasceram……

    Sempre gostei muito das paisagens do sul da Itália, e agora com esse post tive certeza de onde me mudar!!

    Parabéns pelo blog…..

    Itália….já chego lá!!

    1. marcia rita mantesecomentou

      eu vou

  9. taticomentou

    Simplesmente amei a matéria e me apaixonei por Tricase, gostaria de saber mais. Se puder disponibilizar algum contato agradeço!

    1. Lau Roberto Pereiracomentou

      Me encontrei Babi, Allan e Patricia…Estou com esse projeto há anos. Quero conhecer e investir aí. Como faço para ter contato com o casal. Sou de São Paulo moro em Belo Horizonte há 21 anos e tenho um valor para montar um pequeno negocio na Italia mas para isso gostaria muito de conversar com esse casal. Haveria possibilidade de me enviar o email.
      Obrigado.

  10. Douglascomentou

    Parabens pelo excelente blog