Vinicola Dievole – Mil Anos de Tradição no Chianti

Dois galos, 3 pães e 6 moedas de Lucca. Este foi o preço pago pelos irmãos Vinizio e Ridolfino em 1090 pelo pequeno pedaço de terra chamado “Dievole“, “Dio vuole” (Deus queira). De lá pra cá se passaram séculos de cultivo de uva e tantos proprietários. Hoje são 90 hectares de terra que produzem 8 tipos de vinho entre tintos, branco, rosè e doce. Uma vinícola secular entre renovação e tradição, que à partir do ano de 2017 será biológica.
villa-dievole-02


A Villa Dievole está localizada na região do Chianti Classico, entre Castellina e Radda in Chianti, a 85 Km (1h40) de Florença e 20 Km (30 min) de Siena. Uma parada estratégica perfeita para quem viaja entre as duas cidades e quer conhecer uma vinícola para degustar vinhos da região.

villa-dievole-01
A visita à vinícola parte da “Terrazza” em direção à “Casa Nuova“, passando pelos vinhedos. A “Casa Nova” na verdade é a antiga casa rural onde o funcionário mais antigo da vinícola, Dino, nasceu. Ele trabalha para a Dievole há mais de 50 anos e é o responsável por cuidar dos animais da fazenda:  2 toros, 2 burros, 2 cabras, 2 ganços, 1 galo preto e tantas galinhas!
villa-dievole-05

villa-dievole-06

Visitar a Villa Dievole acaba sendo uma ótima opção pra quem viaja com crianças.. À pedido é possível organizar um giro pela vinícola à bordo de uma carroça puxada pelos toros. Não só uma diversão para as crianças, mas também para os adultos!

villa-dievole-03
Após a visita aos vinhedos, “Casa Nuova” e à cantina, retorna-se à “Terrazza”, de onde partimos inicialmente, para a degustação final.

Chianti Classico DOCG – É o carro-chefe da vinícola, feito com 90%  de Sangiovese, 6% Canaiolo e 4% Colorino, 14 meses de maturação em tanques de carvalho francês não tostado e 3 meses em garrafa.
Chianti Classico Novecento DOCG – Um vinho que nasceu em 1990 para comemorar os 900 (“novecento”) anos da vinícola. A safra de 2013 ganhou 5 prêmios internacionais. Feito com 100% de uva Sangiovese, 18 meses de maturação em tanques de carvalho francês não tostado e afinamento de 6 meses em garrafa.
Divertimento Toscano IGT – Um vinho de leve e fácil de agradar à todos, pronto para ser aberto e bebido entre amigos. Feito com uvas Colorino, Canaiolo, Cigliegiolo e Mammolo, 5 meses de maturação em tanques de aço inox.
Rosso Le Due Arbie Toscano IGT – Um bled da uva típica toscana com uvas francesas: 70% Sangiovese, 20% Merlot, 7% Cabernet Souvignon, 3% Cabernet Franc, 9 meses de envelhecimento em tanques de cimento e 3 meses de afinamento em garrafa.

villa-dievole-09

Enquanto você degusta os vinhos da Villa Dievole, as crianças podem ir jogar nos brinquedos do parque! Além dos vinhos tintos, a Villa Dievole também produz um vinho branco, um Rosè e 2 vinhos de sobremesa:

Bianco Le Due Arbie Toscano IGT – Feito com 60% de Trebbiano, 20% de Malvasia, 10% Souvignon Blanc e 10% de Chardonay, maturação de 3 meses em tanques de aço inox.
Rosato Le Due Arbie Toscano IGT – Feito com 100% de Sangiovese, maturação de 3 meses em tanques de aço inox.
Vin Santo del Chianti Classivo DOC – Trebbiano, Malvasia branca e Verdea com secamento em vinhedo e 4 anos de lenta fermentação em pequenos barris de 50 L e afinamento em garrafa por 6 meses.
Occhio di Pernice Vin Santo DOC – 80% de Sangiovese e 20% San Colombano, secamento em vinhedo, 60 meses de lenta fermentação em pequenos barris de 50 L e afinamento de 9 meses em garrafa.

villa-dievole-04

A visita à Villa Dievole está disponível de Julho à início de Outubro, dura cerca de 1 hora e meia e inclui a degustação de 4 vinhos tintos, um Vin Santo, Grappa e azeite de oliva, acompanhados de petiscos. Podem ser realizados de segunda à sexta em 3 horários: 11:00, 15:00 e 17:00. Valor por pessoa 18 euros. Para reservas: enoteca@dievole.com

O Viva Toscana organiza passeios pela região do Chianti, com visita e degustação à esta e outras vinícolas. Para saber preços e disponibilidade, entre em contato aqui.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.