6 Gafes a se evitar durante o Palio de Siena

O Palio de Siena é uma das festas tradicionais italianas mais famosas no mundo! Para os seneses os dias do Palio são dias de muita festa mas também de grande tensão. Por isto, em certas situações é melhor ter um pouco de prudência. O site Il Palio adverte os visitantes que querem participar das festividades o que não se deve fazer:
 
palio-di-siena
fonte: www.hotelleri.it
1. Não tentar em algum modo se aproximar dos cavalos
Em proximidade das baias dos cavalos de cada contrada, você encontrará bloqueio de barras e pessoas. Não tente ultrapassá-los. Também não incomode os cavalos com gritos durante o dia ou noite.
2. Não incomodar os “contradaioli” nos momentos de maior tensão
Durante o acompanhamento dos cavalos às provas, nos minutos antes da corrida e depois (caso estiverem tristes e bravos por terem perdido). Antes do Palio, não diga à um “contradaioli” que a sua Contrada é a favorita ou que vencerá, pois as reações podem ser imprevisíveis.
 
3. Não atrapalhar a vista de quem se encontra em praça
Dentro da praça, não levante nada que possa atrapalhar a visão das pessoas ao redor: crianças sobre os ombros, bandeiras, lenços, tablets, entre outros…
4. Não reclamar
Não faça comentários sarcásticos sobre a tensão dos “contradaioli” quando estiverem próximos à corrida. Não protestar com gritos ou assovios caso a operação na “mossa” (largada) leve muito tempo.
 
5. Seguir as orientações dos “contradaioli”
Se um “contradaioli” te pede para se afastar de uma certa área, siga a sua instrução sem reclamar, seja no dia do Palio que nos dias de provas.
6. Não se envolver em brigas entre as “Contradas”
Caso presencie alguma discussão ou briga entre “contradaioli” rivais, afaste-se rapidamente. Não tente filmar ou tirar fotos, pois caso te vejam, é muito provável que te danifiquem o aparelho.
Se pretende participar dos dias do Palio de Siena, não deixe de ler o artigo “Dicas para Assistir ao Palio de Siena”!

 

Deixe seu comentário