Leia o artigo Quanto custa viver na Itália para saber os custos de vida com gastos em alimentação, telefonia, internet, gás, luz, transporte, entre outros. Para saber o valor de aluguel de imóveis (que varia muito de acordo com a cidade), aconselho procurar nos sites kijiji.it e immobiliare.it
5. Alugue uma casa temporária
Antes de decidir onde morar pelos próximos meses (ou anos), alugue um apartamento ou quarto por 1 mês para conhecer melhor a sua nova cidade, ver qual bairro você se identifica melhor, visitar os apartamentos pessoalmente e assim tomar uma decisão mais acertada. Procure pelo seu apartamento temporário no airbnb.com ou veja as opções indicadas pelo Viva Toscana [aqui]. Para saber mais sobre aluguel de casa e apartamento na Itália, clique aqui.
6. A melhor época para chegar é em Abril,
…quando está para começar a alta estação do turismo e aparecem diversas oportunidades de trabalho temporário no comércio. A alta estação termina em outubro, mas volta a ter alta entre Natal, ano novo e Befana (6 de janeiro).
7. Inscreva-se no Centro per l’Impiego da sua cidade
O Centro per l’Impiego é uma estrutura pública da prefeitura que orienta quem procura e quem oferece trabalho tanto no setor público quanto privado. Também oferece cursos de formação gratuitos para residentes. Foi através do Centro per l’Impiego di Firenze que eu consegui uma bolsa de estudos de um ano para um curso de Bioarquitetura.
8. Faça um curso com estágio final
Uma boa forma de entrar no mercado de trabalho da sua área profissional é fazer um curso que preveja um período final de estágio. Provavelmente será um estágio grátis, mas você terá a oportunidade de mostrar o quanto é bom e quem sabe ter o período de estágio prorrogado, ou até mesmo conseguir ser contratado. Foi assim que consegui meu segundo trabalho num escritório de arquitetura de Firenze.
10. Não será fácil, então não desista no primeiro obstáculo
Nem tudo são flores na vida de expatriado. O processo de adaptação à uma nova vida, longe da família e amigos, em um país de cultura, costumes e lingua diferente pode ser lenta e não indolor. Não conte com a solidariedade das pessoas, haja por conta própria, batalhe por aquilo que deseja. O mercado de trabalho está concorrido para todo mundo, italianos, comunitários e extra-comunitários e ninguém será bonzinho em te ajudar pelo seu belo sorriso e simpatia. Diversas serão as pedras que você irá encontrar no meio do caminho e a estabilidade tanto financeira como emocional chegará com o tempo. Por isto, não desista no primeiro obstáculo! Se este é o seu sonho, esteja preparado!
Olá!
Gostei muito das dicas, mas gostaria de opinião sobre morar na Itália.
Sou aposentada no Brasil, tenho 53 anos, estou estudando italiano e gostaria de viver na Itália por pelo menos 01 ano para conhecer de perto a cultura, gastronomia, viajar pelo país e conhecer pessoas, mas não disponho de muitos recursos, cerca de €1200 mês.
Fiz uma lista de cidades para morar por orem de preferência, levando em conta custo e qualidade de vida.
Quero opinião sincera de vocês.
1 – Parma – Emília Romagna
2 – Tricase – Puglia
3- Beluno – Veneto
4- Volterra – Toscana
5- Sant’angelo- Aruzzo
Obrigada!
Gostaria de informações via e mail para morar legalmente em volterra
Gracia
Bom dia.
Muito obrigada pelas as dicas, me ajudou demais!
Todo sucesso do mundo pra você. 🙂
Oi, Ana!!! Muito obrigada pela visita e recadinho!!! 🙂 Abraços!