150 anos de Firenze Capital da Italia

No dia 3 de Fevereiro de 1865, Vittorio Emanuele II entrava em Firenze, nova capital da Itália! Até então, a capital era Torino, cidade de proveniência da Casa dos Savoia. No entanto, conquistar Roma, que era ainda nas mãos dos Papa e da Igreja, era necessário, e Firenze serviu de uma etapa em direção à cidade que se tornaria a atual capital da Itália!

Não era somente uma questão geográfica de aproximação ao centro de um território, mas também uma necessidade de criar uma identidade nacional. Firenze era a terra de Dante, o pai da língua italiana, e coincidentemente em 1865 comemorava-se 600 anos do seu nascimento. O primeiro museu nacional foi criado no Palazzo del Bargello, onde durante trabalhos de restauro havia sido descoberto um dos retratos mais antigos de Dante realizado pelo atelier de Giotto, o maior nome da pintura gótica italiana.
fonte: Wikipedia
A população de Firenze quase duplicou no giro de poucos meses, passando de 100 mil no início de 1800 para 191 mil em 1868. Era necessário modernizar a cidade e o responsável pela projeto de reurbanização foi o Arquiteto Giuseppe Poggi. As muralhas medievais de 1284-1333 foram parcialmente abatidas, conservando as portas e um trecho no Oltrarno, no bairro de Porta Romana, e construídos os chamados “Viale di Circonvalazione“, ou seja, as avenidas que circundam o centro histórico de Firenze. Sempre Poggi projetou as avenidas arborizadas que sobem em direção ao novo Piazzale dedicado à outro “herói” italiano, Michelangelo.
Piazza Libertà com a Porta medieval de San Gallo e o Arco de Jadot de 1737
Arco de Jadot
No centro histórico, o responsável pela reurbanização foi Luigi del Sarto que interviu principalmente na zona da Piazza della Reppublica, então chamada de Piazza Vittorio Emanuelle II em homenagem ao novo rei da Itália. O arquiteto Emilio de Fabris foi o vencedor do concurso para a nova fachada para o Duomo, realizada em estilo neogótico entre 1876 em 1883.
Piazza della Repubblica antes e depois dos trabalhos de Luigi del Sarto
Duomo di Santa Maria del Fiore antes e depois de receber a fachada neogótica – fonte: wikipedia
Em 2015 comemora-se 150 anos de Firenze capital da Itália e diversos são os eventos programados ao longo do ano:

Uma Capital e o seu Arquiteto – Florença e a obra de Giuseppe Poggi
de 3 de Fevereiro à 6 de Junho
Arquivo do Estado

Firenze como era na visão de Fabio Borbottoni
de 17 de Fevereiro à 5 de Abril
Sede Ente Cassa di Risparmio Firenze

Idade Média em Viagem
de 20 Março à 21 de Junho
Museo Nazionale del Bargello

Florença 1865 – Nascimento de uma Capital
28 de Março à
Galleria di Arte Moderna

Firenze Capitale 1865-2015 – As doações e Coleções do Rei
de 19 de Novembro à 3 de Abril 2016
Galleria di Arte Moderna

Grande Baile no Palazzo Pitti
de 28 de Novembro à 26 de Fevereiro 2016
Galleria del Costume

Deixe seu comentário