Viva Creta – Minhas Férias na Grécia!

Quem me acompanha pelo Instagram viu que semana passada estive de férias em Creta, a maior ilha da Grécia! Viajar é uma das coisas que mais amo na vida! Costumo dizer que ela começa quando iniciamos o planejamento: a escolha do hotel, o roteiro, a listinha dos restaurantes imperdíveis… Esta será a primeira vez que escreverei dicas de viagem fora da Toscana. Neste primeiro artigo darei as indicações gerais e nas próximas semanas publicarei artigos mais específicos com dicas de restaurantes, praias, compras e passeios.

Balos Beach
Sobre Creta
É a maior ilha Grega com cerca de 260 Km de comprimento e largura que vai de 12 à 56 Km, e quinta maior do Mediterrâneo, depois da Sicília, Sardenha, Córsica e Chipre. Nesta ilha se passam as histórias mitológicas do Labirinto do Minotauro e do rei Minosse. Knossos é a civilização mais antiga da Europa, de 2.000 a.C. e Samaria é a garganta mais longa da Europa, com 18 Km de extensão.

Como Chegar
A ilha de Creta possui 3 aeroportos localizados à Oeste (Chania), Centro (Heraklion) e Leste (Sitia). Nós viajamos pela Ryanair, uma das várias companhias lowcost da Europa. Saímos de Pisa às 7:10 e em 2h20 chegamos em Creta (Chania). O bilhete saiu por 172 euros por pessoa ida e volta, mas se tivéssemos comprado com mais antecedência, teríamos pago ainda menos…  Para chegar até o Aeroporto de Pisa às 6:00 da manhã, pegamos um ônibus da Terravision às 4:45 em frente à estação de trem de Santa Maria Novella em Firenze. A viagem dura uma hora e custou 5 euros por pessoa.

Importante saber sobre voos lowcost: 

1. Check-in: deve ser feito on-line entre 7 dias e 2 horas antes do voo (Ryanair), preenchido com os nomes iguais ao documento de viagem, e imprimir o bilhete de embarque. Muita atenção, pois se errar o nome, tem taxa pra pagar, se esquecer de imprimir, tem multa a pagar, se esqueceu de fazer o chek-in on line, tem taxa extra e salgada no aeroporto, etc…
2. O bilhete aéreo te dá direito a levar uma mala de mão das dimensões de 55 x 40 x 20 cm e máximo 10Kg e uma bolsa de 35 x 20 x 20 cm. Se quiser despachar mala o limite de peso é 15Kg e esta opção deve ser escolhida no momento da compra on-line do bilhete. Custa 35 euros o trecho. Lembre-se que na mala de mão pode ir somente 1 Litro de líquido dividido em pequenos potinhos de 100ml cada.

Taxi Donkey

Locomoção dentro da ilha:

Alugar um carro vale muito à pena. Primeiro de tudo porquê é necessário, pois a ilha é muito grande, e segundo porquê é bem econômico. Assim que descemos no aeroporto de Chania alugamos um Renault Clio por somente 250 euros a semana. As filas da Avis e Hertz eram enormes, enquanto na companhia local, a Trust, não tinha ninguém. Como já havia usado o serviço deles quando estive em Kos e gostei, alugamos com eles novamente, sem problemas. Não precisamos usar o cartão de crédito de garantia, só dinheiro.
As estradas não são excelentes nem terríveis, são boas. As indicações de estrada também não são excelentes nem escarças, mas somente “ok”… Não usamos GPS, e conseguimos nos mover bem somente com mapa e placas. A estrada principal que liga a ilha de leste à oeste è a New National Road e paralela à esta, mais próxima ao litoral, tem a secundária Old Road.

New National Road

Hospedagem

Opção de hotel na ilha é o que não falta! Pesquisei no Booking.com hotéis que ficassem na zona de Agios Marina e Platanias, pois era uma posição entre o Aeroporto e as praias que queríamos visitar. O hotel que escolhemos era pequeno e de administração familiar. A estrutura tinha piscina com trampolim e cascata, uma jacuzzi com hidromassagem, bar, jardim muito bem cuidado com área infantil. Os quartos eram decorados de modo essencial, com cores neutras e móveis novos, ar condicionado, banheiro perfeito, tudo muito limpo. Tinha uma pequena cozinha onde preparar o café da manhã que não era servido pelo hotel. Na verdade eram pequenos apartamento de férias. O valor da estadia de 7 dias ficou em 350 euros. As roupas de cama e banho eram trocadas dia sim, dia não. Não tem recepção 24 horas e a família não fala muito bem inglês. Se comunicar com a senhorinha que recebe os clientes, limpa os quartos e cuida do bar era uma missão! rsrs! Independente disto, gostei muito, voltaria com certeza!
Hotel Villa Life
Passeios
Creta tem as praias mais lindas que já vi! Elafonisi e Balos são paradisíacas! Saiba mais lendo o artigo Viva Creta – Praias Paradisíacas. Não deixe também de fazer uma visita à cidade mais antiga da Europa, o Palácio de Knossos. Pra quem curte trekking, a pedida é a Garganta de Samaria.
Palácio de Knossos
Gastronomia
Faz parte do turismo e ponto. Nada de ir comer pizza e massa, pelo amor dos deuses do Olimpo! Tudo que provei da culinária grega é simplesmente delicioso! Porções abundantes e preços modestos. Fui em restaurantes maravilhosos, veja o artigo sobre gastronomia para saber mais! 🙂

Souvlaki Mix

Vocabulário básico

Grego não é italiano que dá pra aprender e entender o basiquinho 6 meses antes da viagem, mas acho bacana saber algumas palavras-chave para poder retribuir de alguma forma a simpatia e gentileza de TODOS os gregos, sem exceção. Esta foi a terceira ilha grega que conheci e sempre fui muito bem tratada por eles.
Kalimera – Bom dia!
Kalispera – Boa tarde!
Kalinihta – Boa noite!
Yamaz – Saúde!
ya – oi!
Signomi – Desculpe!
Efharisto – Obrigado!

Falasarna Beach

Na próxima semana falarei sobre as praias paradisíacas de Creta! B)

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.