Dicas e Dúvidas sobre Dirigir na Itália

A melhor maneira de conhecer a Toscana é alugar um carro e passear tranquilamente pelas diversas cidadelas e borgos medievais, aproveitando a paisagem entre uma parada e outra. Porém, muita gente fica insegura em dirigir no exterior por não conhecer bem as ruas ou mesmo as regras de trânsito do local. Resolvi dar uma ajudinha à você que se encontra nesta situação, tirando as principais dúvidas sobre dirigir na Itália!

dirigir-na-italia

Carteira de motorista

Você pode dirigir na Itália usando a Carteira Internacional de Motorista.

ZTL – Zona di Traffico Limitato

O centro histórico de Florença é delimitado pela ZTL e controlado por câmeras instaladas nos portais de entrada. Atenção à eles! São indicados por uma placa branca e uma luz vermelha. O horário de bloqueio é de segunda à sexta das 7:30 às 19:30, sábado das 7:30 às 18:00, domingo e feriados a entrada é livre. Nos horários livres a luz indica verde. Motos podem circular livremente.

mapa-ztl-firenze2
Mapa da ZTL Firenze

Estacionamento

As vagas nas ruas são organizadas por cores. Quando delimitada com faixas brancas é exclusiva de residentes, amarela é para deficientes, taxis e ônibus e azul é a pagamento. Procure pelo Parquímetro e insira moedas, você verá no visor as horas correspondentes ao valor que inserir. Domingo os estacionamentos são grátis.

parquímetro
parquímetro

De quem é a preferência

Pedestres e ciclistas possuem a precedência. Reduza a velocidade próximo ás faixas de pedestres pois se alguém quiser atravessar, você é obrigado a parar.

Limite de Velocidade

Autostrada (como a A1, A2…) – 130 km/h
Estrada Extra-urbana Principal (como a FI LI PI) – 110 km/h
Estrada Extra-urbana Secundária (Superstrada, como a Firenze-Siena) – 90 km/h
Avenidas (Viale) – 70 km/h
Ruas locais – 50 km/h

radar-de-velocidade
Estes são os “Autovelox”, o controle eletrônico de velocidade.

Dirigir em terras de Bacco

Por aqui as pessoas são muito responsáveis com beber e dirigir, e raros são os incidentes por este motivo. Os bares são obrigados a ter na saída um bafômetro para medir a quantidade de álcool no sangue. O limite tolerado por lei de álcool deve ser inferior a 0,5 g/L.

Pedágio

O sistema de pedágio na Itália é muito inteligente. Ele é valido somente para as Autostradas, como a A1 que faz Milão, Bologna, Firenze, Roma e Napoli. Paga-se somente os quilômetros rodados. Sendo assim, ao entrar na autostrada você pega um bilhete que será entregue somente na saída da autostrada. O guichê pode ser tanto automático como ter um atendente e aceita dinheiro e cartão de crédito. Observe o método de pagamento no cartaz sobre cada guichê antes de escolher a fila e cuidado para não entrar no Telepass (tipo sem-parar)

Pedágio na Itália
Pedágio na Itália

Abastecimento

Não é sempre que encontramos um frentista para nos atender no posto de gasolina. Fora do horário comercial, incluindo a pausa almoço, o serviço é self-service. Funciona assim: procure pela máquina automática (que parece um caixa eletrônico), geralmente posicionado entre as bombas de abastecimento. Cada bomba é identificada por um número que possui o seu correspondente na máquina. Insira o dinheiro ou cartão e selecione a sua bomba. Se usar dinheiro, o crédito será transferido para a bomba selecionada e o abastecimento irá ser interrompido no momento que atingir o valor inserido. Se pagar com cartão, o valor pago será correspondente à quantos litros for utilizado, ou seja, quem determina o momento de parar o abastecimento é você e não a máquina. Só então será completado o pagamento e a máquina automática te dará o ticket. Última coisa, um pouco de vocabulário: gasolina = benzina (verde) – disel = disel o gasolio (amarelo ou azul).

posto-de-gasolina-auto-atendimento
Maquina para pagamento e fornecimento self-service

 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

31 comentários

  1. AvatarCamilacomentou

    Olá, adorei o blog. Muito bem explicado. Obrigada por compartilhar conosco. Ficou uma dúvida apenas, sobre estacionamento, você disse que aos domingos é liberado, nos feriados também?
    Agradeço desde já.

  2. AvatarJorgecomentou

    Parabéns!
    Estarei na Itália neste ano em maio e pretendo visitar parte da Toscana de carro a partir de Florença. Penso em visitar vinícolas e casa de frios na região próxima a Siena e arredores. É muito complicado ou fica mais fácil? Seremos 4 pessoas. Obrigado!

  3. AvatarIvancomentou

    Barbara, percebi uma diferença muito grande nos preços de locação na cidade de Pisa. Encontro carros de até 100 reais para 3 dias. Esses preços praticados em Pisa são reais? Será que posso confiar? O site é da rentacars e a locadora, green motion. Obrigado!

  4. AvatarRoberto Coccocomentou

    Muito didático esse texto, ajuda muito quem vai dirigir pela primeira vez.
    Uma observação : em cidades maiores como Milano, existem, como aqui, as faixas exclusivas para onibus e, se entrar nela indevidamente, toma multa. Aponto isso porque entrei sem querer numa delas, não observei se havia sinalização, mas recebi uma multa bastante cara após meu retorno para São Paulo. Paguei facilmente com cartão de crédito, mas ficou a lembrança de sempre observar esse detalhe.

    1. Oi, Roberto! Bem lembrado sobre estas faixas exclusivas de ônibus!!! Também tem que estar atento à isto. Obrigada pelo comentário. Abraços!

  5. é necessário estar com as 2 carteiras para pegar um carro alugado- aconteceu conosco em 2015

  6. Dirigi pela Toscana e foi tranquilo, o waze dá a localização precisa dos radares pq nem sempre fica claro qual é o limite e a multa é alta. Não tem lei seca e nenhum tipo de blitz.

    1. Avatarpaulo mellocomentou

      Olá! Como usar dados móveis na Itália? Grato

      1. Oi, Paulo! O ideal é comprar um chip italiano com pacote de dados. A melhor cobertura é da Tim e Vodafone. Você vai gastar no total uns 30-35 euros.

  7. Oi, Samuel! Não, tranquilo! Para dirigir carro de 9 lugares você pode usar a habilitação normal tipo B. Só tente viajar com a carteira internacional para evitar problemas! 😉 Abraços!

  8. AvatarAnônimocomentou

    Olá Babi!
    Para dirigir um veículo de 9 lugares na Itália é necessária alguma licença especial?
    Estou indo em Setembro para Roma e precisarei de um veículo para toda minha família, porém no Brasil só tenho habilitação tipo B.

    Obrigado!
    Samuel

  9. AvatarAnônimocomentou

    Olá Babi . Estarei na Itália no início de Julho. Alugamos carro por aqui, vamos pega-lo em Firenze. Tirei a PID, ela realmente é necessária para dirigir? Vamos pra Toscana ficaremos 20 dias . Me informaram que seria necessário. Vc pode me dar dicas? Obrigada . Claudia