2014 – Um Ano Dedicado à Michelangelo

No ano de 2014, Firenze e o mundo comemoram os 450 anos da morte de um dos grandes mestres do Renascimento italiano que nos deixou de herança importantes obras como o David e a Capela Sistina. Michelangelo era um artista completo, fez escultura, pintura e arquitetura e não deixava a desejar em nenhuma das três artes. Em Firenze, este ano será dedicado ao “divinoMichelangelo, com uma série de eventos e exposições especiais dedicadas à ele.

Il Potere dello Sguardo
Cappelle Medicee, Firenze – 8 de Janeiro à 15 de Março
São 23 fotografias em branco e preto de esculturas de Michelangelo – esculturas da Sacrestia Nuova di San Lorenzo, il David e i Prigioni –  feitas pelo fotógrafo pistoiese Aurelio Amendola.
Ri-Conoscere Michelangelo
Galleria dell’Accademia – 18 Fevereiro a 18 Março
Quadros, fotografias, estátuas e medalhas de 1800 à hoje que se inspiraram na obra de Michelangelo. Entre outros artistas, encontramos  Vernet, Delacroix e Rodin.

A Ligação entre Michelangelo e Vasari nas Letras e Desenhos
Casa Vasari, Arezzo – Fevereiro à Abril

De Michelangelo à Modernidade. A História de um Recordista Mundial.
Archivio di Stato di Firenze – 21 Março à 17 Maio
Manuscritos, livros antigos, pinturas, desenhos, gravuras e esculturas de Michelangelo até Carrà, Musino e Renzo Piano.

A Força do Mito – Os projetos para a Fachada de San Lorenzo em Firenze
Casa Buonarroti, Firenze – 25 de Março à 6 de Outubro
Michelangelo ganhou o concurso de 1515 para o projeto para a fachada de Chiesa di San Lorenzo que até hoje infelizente permanece incompleta. Neste concurso participou também Baccio d’Agnolo, Antonio da Sangallo, Andrea e Jacopo Sansovino e Raffaello. A mostracompreende 6 desenhos originais de Michelangelo e a maquete do projeto realizada pelo próprio Michelangelo.

Michelangelo ed il Novecento
Casa Buonarroti, Firenze – 18 de Junho à 20 de Outubro
Mostra de pintura, escultura, fotografia, além de projetos de arquitetura e design do século passado que foram inspiradas na arte de Michelangelo. Entre os artistas em mostra: Gabriele D’Annunzio, Le Corbusier, Vasilij Kandinskij, Henri Matisse, Giovanni Michelucci, Henry Moore, Paolo Portoghesi, Robert Venturi, Bruno Zevi.

Vou adicionar aqui ao longo do ano outras exposições e eventos relacionados às comemorações de Michelangelo.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.