Noite da Epifania: Doces ou Carvão?

Na Itália, o fim das festividades Natalícias é marcada pela visita de uma bruxinha… “A Befana vem de noite, com os sapatos velhos, atravessa todos os tetos, levando bonecas e doces.” Assim diz os versos de uma canção popular da Noite de Epifania, entre 5 e 6 de Janeiro. Se a criança foi boazinha durante o ano, encontrará doces dentro de sua meia pendurada sobre a lareira ou próxima à uma janela, se foi má, encontrará carvão.

befana-venividivici
Mas o que a bruxinha Befana tem a ver com o Natal?
Durante o caminho dos 3 Reis Magos para Jerusalém, eles pediram a indicação do caminho para uma senhora que se negou à ajudá-los. Por fim, a senhora acabou arrependendo-se e saiu de casa à procura dos Reis Magos levando consigo um cesto de doces para presentear o menino Jesus. Durante sua busca, batia à porta de cada casa que encontrava em seu caminho e presenteava as crianças com doces na esperança que uma delas fosse o menino Jesus. Desde então, a velinha foi destinada a girar o mundo presenteando crianças com doces para que ela fosse perdoada.

befana

Mas como tantas festividades cristãs, a origem da Befana é pagã, e particularmente acho esta versão muito mais interessante:

Antigamente, a décima segunda noite após o solstício de inverno comemorava-se a morte e o renascimento da Natureza. Os romanos acreditavam que durante estas 12 noites, figuras femininas guiadas pela deusa Diana voassem sobre os campos recém geminados para garantir boa colheita. Era costume queimar fantoches em forma de uma velha que representava o ano que passou e trocar presentes como figos, tâmaras e mel em sinal de fartura para o próximo ano.
Eventos pela Toscana
La Cavalcata dei Magi“: Firenze, às 14:00 Piazza Pitti em direção à Piazza Duomo
Desfile dos 3 Reis Magos: Bagno a Ripoli, Grassina, Borgo San Lorenzo, Luco di Mugello, Greve in Chianti e Lastra a Signa.
A Befana distribui doces às crianças boas de: Piazza Boccacio de Certaldo, Casa del Poppolo de Empoli, Gambassi Terme, Incisa Val d’Arno.
Viagem em trem à vapor de Firenze à San Piero a Sieve para encontrar a Befana.

 

epifannia-firenze
Desfile dos Três Reis Magos em Firenze que termina no Presépio em frente ao Duomo

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Maria Goretti Oliveira Limacomentou

    Adorei a história da bruxinha Betânia, assim como muitas lendas da Itália.