A Magia dos Presépios de Claudio Ladurini

Acabo de retornar do centro de Firenze. É o último fim de semana antes do Natal e as ruas estão lotadas de pessoas à procura dos últimos presentes, inclusive eu! Entre uma loja e outra, fui visitar a mostra de Presépios de Claudio Ladurini, um artesão nascido em Fiumalbo, Modena, que é reconhecido nacionalmente pelas suas maravilhosas obras.

L’Annuncio ai Pastori – O Anúncio aos Pastores

Sala de Exposição do Hotel Rivoli Firenze
Claudio Ladurini constrói presépios há mais de 50 anos. Sua paixão iniciou ainda jovem, quando com 15 anos apenas produziu o seu primeiro presépio mecânico utilizando o pequeno motor de um barbeador elétrico e o mecanismo de um despertador. Seus presépios já giraram de Norte a Sul da Itália encantando crianças e adultos.
L’Abbandono – O Abandono
A exposição é composta de 25 presépios realizados meticulosamente à mão utilizando materiais como madeira, argila, papel e cerâmica. Algumas delas ganham vida com movimentos mecânicos. A iluminação completa a magia de suas obras, proporcionando a atmosfera certa para cada cena.
Natale in Grotta – Natal na Gruta
L’Arrivo dei Maghi – A Chegada dos Magos
Fiquei maravilhada com tamanha beleza dos presépios! Eram detalhados quase à perfeição! Eu sou louca por miniaturas de qualidade como estas, inclusive sou colecionista, e talvez por este motivo fiquei tanto comovida com as cenas elaboradas pelo Maestro Ladurini. Suas criações representam o Natal na sua maneira mais pura, com espiritualidade e a simplicidade campestre. Muitas das cenas são representações dos borgos dos alpes entre Toscana e Emilia Romagna.
La Solitudine della Notte di Natale – A Solidão da Noite de Natal
Curiosidade: O primeiro presépio do mundo teria sido montado por São Francisco de Assis em 1223. O objetivo era de explicar às pessoas simples como os camponeses, a história do nascimento do menino Jesus. O costume espalhou-se entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres durante o Renascimento.
Borgo Antico di Fiumalbo – Borgo Antigo de Fiumalbo
Natale con la Neve – Natal com a Neve

A exposição está aberta até o dia 6 de Janeiro de 2014, das 11:00 às 21:00, no Hotel Rivoli Firenze, Via della Scala 33, com ingresso livre. Se estiver em Firenze, vale à pena a visita para voltar a ser criança!

Bethlemme
Presepio in Cascina
Presepe Tradizionale – Presépio Tradicional
Natività nel Fienile
Borgo Antico di Fiumalbo
Borgo Antico di Fiumalbo
In Attesa della Nascita – Na Espera pelo Nascimento
Nativitâ Palestinese
Preparazione del Presepe – Preparação do Presépio
Messa di Mezzanotte – Missa da Meia Noite
Natività Palestinese
Vigilia del Natale – Vigília do Natal
Natività Palestinese
Ritorno del Fonte per le Feste Natalizie – O Retorno de Fonte às Festas Natalinas
Borgo Antico di Fiumalbo
Vigilia di Natale in Montagna – Vigília de Natal na Montanha
Natività Palestinese
 Antico Borgo di Fiumalbo

Entre todos os 25 presépios, o meu preferido é o “Preparazione del Presepe“. Qual é o seu?

Deixe seu comentário