Presunto Crú?! Não, é Toscano DOP!

Se você já experimentou algum presunto crú que não era um Toscano DOP, esqueça tudo! O verdadeiro Prosciutto Crudo Toscano DOP deve ser cortado em finas fatias saborosas e macias que desmancham-se na boca…

Para atingir estas características e receber o selo DOP (Denominazione di Origine Protetta) a coxa de presunto passa por um rigoroso processo de elaboração. Elas são provenientes de suínos pesados criados na região da Toscana. O seu sabor diferente em comparação aos demais presuntos produzidos na Itália está sem dúvida relacionado ao microclima. Por estarmos em uma zona central da Itália que é mais quente, é necessário a utilização de mais sal para a stagionatura do prosciutto, marcando assim de forma muito decisiva o seu sabor final.

A primeira fase de produção do Prosciutto Crudo Toscano é a salaggione, ou seja, um tempero composto de sal, pimenta e ervas aromáticas como a sálvia e o rosmarino. Depois de 7 dias as coxas aromatizadas são lavadas e secas com muito cuidado. Aplica-se então a banha com farinha, sal, pimenta e outros aromas naturais. A última etapa é a stagionatura que dura de 10 a 12 meses, podendo chegar a 18, feita em ambiente muito arejado, em temperatura entre os 12 e 25°C.
O Prosciutto Crudo Toscano DOP pode ser degustado de várias maneiras. Ele é um dos frios que compõe o Antipasto Misto Toscano. A perfeita combinação é com o pão toscano que tem um sabor muito neutro, permitindo que o presunto seja o protagonista no seu paladar. Também acompanha muito bem a mozzarela di bufula na Salada Caprese, por exemplo. No verão, é muito comum encontrar no menú a opção de melão com prosciutto crudo, um prato leve e refrescante que combina com calor europeu!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.