No Dia das Mulheres presentei-a com Mimosa!

A primeira vez que vim para a Itália foi em Março de 2005. Há exatos 6 anos atrás eu estava com meus pais em Veneza, e para comemorar o Dia das Mulheres fomos a um concerto de Vivaldi. Impossível não reparar que por toda a cidade viam-se mulheres segurando um ramo de florzinhas amarelas e outros tantos vendendo esta mesma flor. Não foi difícil interpretar que ela fazia parte da tradição do Giorno della Donna.

Mimosa
Mimosa
Ao que parece, presentear um ramo de Mimosa é costume somente aqui na Itália. Na época meu italiano não era tão bom, e não perguntei a ninguém qual era o significado deste presente, fiquei na curiosidade… Hoje finalmente tive a oportunidade de conversar com uma amiga fiorentina que me explicou a história.

Por quê a Mimosa?

Na verdade não existe uma única explicação para a escolha da Mimosa como símbolo do Dia das Mulheres, certa, no entanto, é quem decidiu que assim fosse: as mulheres da U.D.I. (Unione Donne in Italia). No ano de 1946, em ocasião da primeira comemoração do 8 de Março depois da Guerra Mundial, a U.D.I. estava a procura de um símbolo para este dia e encontrou na história da comemoração desta data uma sugestão. Como você deve saber, no 8 de Março de 1908, em New York, um grupo de operárias foram queimadas vivas dentro da fábrica onde trabalhavam. Elas foram trancadas ali pelo proprietário da fábrica que temia uma greve, e infelizmente um acidente iniciou o incêndio. A partir deste fato, o 8 de Março foi estabelecido como o dia internacional de luta e festa das mulheres. Dizem que as lápides das mulheres vitimas do incêndio foram cobertas por ramos de Mimosa, colhidas de árvores que se encontravam próximas.
Mas há quem diga que a história é muito bem orquestrada para ser verdadeira. A mimosa é uma flor muito  resistente ao inverno e floresce justamente nesta época do ano fria do hemisfério norte. Assim, as bolinhas amarelas, macias e “acesas” poderiam ter sido simplesmente escolhidas pelas mulheres italianas como seu símbolo.
Eu ganhei a minha mimosa!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários

  1. AvatarSamaracomentou

    Muito interessante essa cultura italiana e a simbologia que a mimosa representa! Obrigada Babi por compartilhar essa história, eu recebi uma mimosa no dia de hoje e não sabia o significado 🙂 Ameiiiiiiiiiii

    1. Oi, Samara! Legal a história, né? Obrigada por vir deixar seu comentário! 😉 Baci!